UniCatólica realiza eventos voltados à Semana do Meio Ambiente

Evento conta com a participação de convidados nacionais e internacionais engajados na luta pela preservação da natureza

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) promove, entre os dias 6 e 9 de junho, às 19h, a Semana Internacional do Meio Ambiente. O evento tem como tema central o “Cuidado, Responsabilidade e Ecologia em perspectivas” e será realizado no formato híbrido (transmissão via YouTube e presencial no campus da IES).

Serão quatro dias de encontros, com a participação de convidados nacionais e internacionais. Na segunda-feira (06), acontece a mesa-redonda de abertura do evento com a presença da profa. Dra. Maria Teresa Sanchez (Universidad Católica de Venezuela) e profa. Dra. Florência Cordero (Universidad Católica de Venezuela). Na terça (07), o Dr. em Educação Rodrigo Barchi (UNISO) fala sobre “Educação Ambiental e Ecopedagogia” e na quarta acontece a palestra “A Queda do Céu de Davi Kopenawa: reflexões sobre nossas formas de habitar o mundo”, conduzida pela profa. Dra. Reijane Pinheiro da Silva (UFT).

Fechando a programação, na quinta-feira (09), o líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro Ailton Krenak ministra a palestra “(Re)pensar os direitos humanos na perspectiva dos povos indígenas”.  Para conferir os eventos da semana e realizar a inscrição gratuita via Sympla, basta acessar o link.

Organização

A Semana Internacional do Meio Ambiente é organizada pela Coordenação de Pesquisa e Extensão (CPEx) e pelo setor de Pastoralidade do UniCatólica, com apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Para o coordenador de Pastoralidade, Me. Rafael Furtado, e para o coordenador do CPEx, Dr. Fábio Caires, a proposta do encontro é “refletir sobre cuidado, responsabilidade e ecologia integral, contando com a presença de intelectuais comprometidos com a luta de preservação da natureza e com uma educação fundamentada na ética do cuidado”.

A iniciativa, além de fazer parte da comemoração dos 50 anos do Grupo UBEC, integra a Semana de Mobilização do Meio Ambiente – projeto desenvolvido pelo Grupo que fomenta, nas Unidades de Missão localizadas em todo o Brasil, debates sobre a preservação do meio ambiente e estimula posturas de responsabilidade e cuidado com casa comum.

Publicado por Kezia Noá

10 maio 2024