This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Internacionalização
Diante da habilidade de aliar a visão à competência e excelência de ensino, a UBEC – União Brasileira de Educação Católica reconhece o valor dos acordos internacionais para o contexto educacional, social, econômico, cultural e político no Brasil. A partir do cenário contemporâneo globalizado na educação, o grupo Ubec destaca a internacionalização como um dos elementos fundamentais para suas ações nas unidades de missão.
Segundo a Unesco, há quatro elementos fundamentais quando se trata de internacionalização no ensino superior, sendo:
- A crescente importância do conhecimento na sociedade;
- O desenvolvimento de novos acordos para a prestação de serviço educacionais;
- As inovações relacionadas às TICs;
- A ênfase do papel do ensino superior no mercado global.
Dentre as unidades de missão, a Católica do Tocantins compreende que a cooperação internacional respaldada na pastoralidade e nos princípios fundantes no grupo como: o confronto, no diálogo entre a fé e a cultura, de critérios e itinerários culturais e religiosos diferentes, é componente de superação para a formação integral do cidadão.
A Política de internacionalização da Católica do Tocantins é participativa onde as instituições auferem benefícios mútuos e agregam o currículo internacional voltado para os princípios institucionais na oferta dos serviços educacionais, em torno dos quais se desenvolvem as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com os fundamentos de Catolicidade, Cidadania, Sustentabilidade, Indissociabilidade e Racionalidade.
Através da Internacionalização alinhada ao Planejamento de Desenvolvimento Institucional onde os valores institucionais se destacam em Vida, Ética, Alinhamento, Empreendedorismo e Inovação, juntamente com a visão de futuro e missão, propõe-se programas e ações que fomentam a acreditação da Internacionalização da Católica do Tocantins. Em 2016, as ações voltadas para os programas de intercâmbio discente foram iniciadas e acordos bilaterais internacionais foram realizados com países do continente americano. Estes acordos se iniciaram com os países: México, Colômbia e Equador que proporcionam o currículo internacional aos intercambistas participantes. Sabendo que, a mantenedora institucional, UBEC – União Brasileira de Educação Católica é composta por cinco congregações e uma diocese com o Instituto Católico de Minas Gerais – ICMG, a Internacionalização da Católica do Tocantins prioriza estes acordos internacionais com instituições destas congregações que compõem a União Brasiliense de Educação e Cultura, que são: Inspetoria São João Bosco (Salesianos de Dom Bosco), União Brasileira de Educação e Ensino (Irmãos Maristas das Escolas), Inspetoria Madre Mazzarello (Salesianas de Dom Bosco), Sociedade Porvir Científico (Irmãos da Escolas Cristãs – La Salle) e Associação Planalto de Assistência e Instrução Popular (Padres Estigmatinos). Atualmente a Católica do Tocantins possui acordos de cooperação internacional com instituições La Sallistas, Maristas e Salesianas.
- Dentre os benefícios em face da internacionalização no ensino superior, destacam-se:
- Ampliação das habilidades dos acadêmicos;
- Aumento da qualidade nas pesquisas;
- Troca de experiências;
- Inserção da Católica do Tocantins no cenário internacional.
Associando os benefícios com as oportunidades de crescimento pessoal e profissional, a Católica oferece o incremento deste zelo em cenário internacional aos colaboradores, discentes e ao ambiente acadêmico. Ademais, as metas elencadas para a internacionalização, em um planejamento até o ano de 2029, são:
- Sensibilizar o ambiente acadêmico para a diversidade cultural, econômica e social;
- Mapear as possibilidades existentes e futuras para planos de ação eficazes e assim executá-los;
- Internacionalizar o currículo institucional;
- Fomentar a pastoralidade nas relações internacionais;
- Divulgar o ensino brasileiro de Educação Católica;
- Desenvolver a formação de alunos bilíngues;
- Participar de ações e programas vigentes de financiamentos nacionais e internacionais;
- Capacitar professores;
- Desenvolver acordos com prestígio internacional;
- Proporcionar o saber prático do mercado internacional aos alunos;
- Melhorar o preparo acadêmico para o mercado mundial;
- Internacionalizar o currículo;
- Oportunizar parcerias estrangeiras profissionais aos egressos;
- Promover uma experiência de internacionalização a todos os colaboradores institucionais.
Para atingir as metas citadas, a Católica do Tocantins implanta a Internacionalização sendo o mais novo:
- pilar institucional fomentador;
- sistema multilateral;
- processo de promoção cultural;
- instrumento de acreditação de áreas;
- facilitador de oportunidades profissionais e de carreira.
Desta forma, a Internacionalização se estrutura em três principais unidades de desenvolvimento correspondendo à mobilidade acadêmica, cooperação internacional e qualificação institucional.
Estruturação setorial da Internacionalização da Católica do Tocantins
Promover a cultura de internacionalização em ambiente acadêmico no ensino superior de educação Católica.
- Estabelecimento da cooperação internacional acadêmica;
- Implantação de acordos de cooperação técnica;
- Apoio e expansão da cultura do cidadão bilíngue;
- Estabelecimento de projetos de pesquisa com cooperação internacional;
- Incentivo aos programas internacionais de cunho acadêmico;
- Maximização a visão de futuro no mercado internacional;
- Fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem;
- Promoção dos cursos ofertados pela Católica do Tocantins em rede internacional.
Em 2018 iniciou-se o projeto de implantação definitivo da internacionalização através de ações específicas no panorama internacional. Ressalta-se também os intercâmbios realizados antes deste período.O alinhamento das ações, programas, eventos e protocolos da Internacionalização é realizado com todos os setores acadêmicos e administrativos da Católica do Tocantins, evidenciando os departamentos de: Marketing, Secretaria-Geral e Jurídico, Pastoral e as Coordenações de curso.
A internacionalização está diretamente ligada ao setor diretivo da instituição.
As ações e programas da Internacionalização da Católica do Tocantins priorizará a efetividade e excelência de resultados para alcançar as metas relacionadas no item 2. A mobilidade acadêmica existente será impulsionada a partir do segundo semestre de 2019 e, as três unidades de desenvolvimento (Mobilidade Acadêmica, Cooperação Internacional e Qualificação Institucional) gerenciarão as ações relacionadas a seguir:
- Intercâmbio: discente, docente e aos colaboradores da Católica do Tocantins e instituições estrangeiras conveniadas, através do Programa de Intercâmbio Universitário – PARTIU. Cada intercambista ativo no programa deverá produzir dois portifólios básicos com padrão institucional. Ao finalizar o período de intercâmbio, o primeiro portifólio será protocolado à Internacionalização e o segundo obrigatoriamente à Coordenação do curso.
- Cooperação internacional: no ensino, pesquisa e extensão, evidenciando também os termos de cooperação técnica;
- Qualificação docente: a competência do ambiente acadêmico pelos professores, formação e projetos que visem o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem
aos alunos estrangeiros; - Ensino colaborativo internacional: inclusão de políticas e práticas de tecnologias à educação especial;
- Efetivação do aluno bilíngue da Católica: inclusão de segunda língua em salas de aula através do intercâmbio docente e pelo programa ABC – Aluno Bilíngue da Católica;
- Proficiência internacional: inclusão das proficiências internacionais oficiais DELE, TOFFL e IETLS na Católica do Tocantins atendendo o público interno e externo;
- Qualificação institucional: acreditação institucional e inserção da Católica do Tocantins no cenário internacional.
Novos convênios serão firmados desde então com universidades estrangeiras, priorizando as congregações que fazem parte da UBEC.
As Instituições estrangeiras são elegidas a partir de rankings internacionais em excelência na área do ensino, pesquisa e extensão, bem como a oferta de cursos equivalentes aos ofertados pela Católica. Estes programas do ensino superior poderão ser lato e strictu sensu.
Convênios
Acesse AQUI os Intercâmbios |
---|