A Biblioteca

As Bibliotecas da Católica do Tocantins têm como objetivo promover acesso, recuperação e sobretudo transferência do conhecimento à comunidade universitária de forma organizada, favorecendo o desenvolvimento do ensino, pesquisa e da extensão, promovendo e facilitando o acesso a informação.

A Católica do Tocantins possui um Sistema de Bibliotecas constituído por 2 bibliotecas distribuídas em 2 campi. O Sistema possui: uma Biblioteca Central, responsável pela Coordenação técnica e que possui acervos relacionados às diversas áreas do conhecimento, e 01 setorial que oferece cursos na área de Agrárias.

As bibliotecas estão informatizadas através do sistema PERGAMUM- Sistema integrado, possui gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de Bibliotecas, possui controle gerencial, Processamento técnico, Circulação de materiais ( controle de empréstimos de qualquer tipo de documentos), com renovações e reservas online, e também através de um aplicativo para dispositivos móveis o “Pergamum Mobile”. Possui controle automático de envio de e-mail ao usuário.

O sistema permite ao usuário o acesso aos serviços e catálogos da biblioteca e integra, em tempo real, às rotinas de controle oferecendo a qualquer usuário operações de buscas através de Consulta ao catálogo por autor, título, assunto, pesquisa boleana, pesquisa por autoridades, etc. Acesso a milhares de e-books através das Bibliotecas Digitais que estão disponíveis à toda comunidade universitária.

A Internet e o serviço de correio eletrônico estão instalados nas bibliotecas da FACTO permitindo o acesso as informações na rede mundial de computadores e a comunicação rápida com outros usuários.

A atualização do acervo bibliográfico ocorre por indicação dos professores de acordo com o projeto pedagógico do curso, indicação dos usuários e através de doações. As indicações são analisadas e selecionadas pela Direção, Coordenadores de curso, bibliotecário e posteriormente adquiridas pela Mantenedora UBEC. A aquisição é prevista no orçamento anual, sendo processada semestralmente para a expansão do acervo de livros, periódicos e multimeios.

O acesso aos serviços e catálogos se dá em tempo real. As operações de busca, reserva e renovação podem ser realizadas de qualquer local e as consultas podem ser feitas por autor, título, assunto e tombo. Para a utilização das bases de dados em CD-ROM, encontram-se disponíveis nas bibliotecas 6 microcomputadores com Kit Multimídia.

As Bibliotecas prestam serviços de: consulta local; empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas (do grupo); serviços de reserva; solicitação de cópias de artigos de periódicos em outras bibliotecas do País e do exterior via COMUT; pesquisa bibliográfica automatizada; pesquisa bibliográfica em bases de dados e em CD-Rom, treinamento de usuários e serviço de divulgação de periódicos. O empréstimo domiciliar do material bibliográfico é facultado somente à comunidade acadêmica inscrita na Biblioteca, sendo que a comunidade local pode utilizar o material para consulta dentro da biblioteca.

Para o empréstimo do material bibliográfico a quantidade a ser emprestado varia de acordo como estabelece o regulamento da biblioteca e conforme a categoria.

Horários de Atendimento

Unidade I
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
Sábado, das 8h às 15h

Unidade II
Segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 13h às 22h
Quinta, das 9h às 12h e das 13h às 22h
Sábado, das 9h às 13h

Biblioteca em Números (02 Bibliotecas)

 

Item Número
Títulos Volumes
Livros 7.781 62.112
Periódicos Nacionais 149 19.054
Periódicos Estrangeiros 6 365
Fitas de Vídeo 238 238
CD-ROMS e DVD’S 1.651 1.651
Coleção ABNT online Coleção ABNT online; Normas da ABNT
Minha Biblioteca 7.200 7.200
Biblioteca Grupo A (Livros Eletrônicos – Blackboard) +2.000 +2.000
Revista dos Tribunais Online – Plataforma Digital ( área jurídica) Artigos científicos e obras doutrinárias de autores renomados (mais de 30.000 documentos, com atualizações diárias) e súmulas; 31 títulos
Outros (Base de dados – Academic Search Premium) 01 base de dados com mais de 13.000 títulos de periódicos, sendo 4.512 em texto completo.
Revista Eletrônica RIU 1

 

Política Institucional de Aquisição, Expansão e Atualização do Acervo

Unidade IA política de aquisição e expansão do acervo das bibliotecas da FACTO possui suas diretrizes de aquisição pautadas em compra, doação e permuta, tendo como prioridade a aquisição das bibliografias básicas e complementares atualizadas e adequadas que constam nas ementas das disciplinas dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, exigindo um crescimento constante com vistas ao número de exemplares baseados no número de alunos que cursam cada uma das disciplinas.

Dessa maneira, o acervo procura atender as propostas pedagógicas dos cursos, principalmente no que diz respeito à proporção de quantitativo para os livros básicos e complementares. A atualização do acervo bibliográfico é proporcionado por meio de aquisição sistemática, sempre com intuito de otimização dos recursos para o melhor atendimento às necessidades dos cursos. Os recursos para aquisição são distribuídos entre os diversos cursos e áreas de conhecimento.

Esta política aquisição, expansão e atualização é resultado de um trabalho interdisciplinar que consiste no planejamento do acervo sendo um processo contínuo.