Pastoralidade

O documento intitulado Diretrizes de Pastoralidade descreve a pastoralidade como sendo o elemento referenciador de todas as ações da Instituição. Em seus termos:

“Pastoralidade tem seu fundamento no cuidado e no serviço das pessoas, como espiritualidade que inspira, permeia e norteia todas as opções, as ações e as decisões institucionais. É uma dimensão que abarca a totalidade da instituição, o complexo de suas atividades e o conjunto das pessoas que a compõem […] A pastoralidade torna-se elemento referenciador de toda a vida de suas instituições e integra as dimensões pedagógicas, administrativas, financeira, educacional, pastoral e das relações humanas”.

(Diretrizes de Pastoralidade da UBEC, 2018, p. 21).

Pastoralidade é, portanto, um modo-de-ser que traduz e materializa a identidade de nossa Instituição. Todos os processos e ações são permeados pela pastoralidade, pois fazem parte do escopo da ação evangelizadora da Igreja no âmbito da academia. A Pastoralidade, como elemento referenciador no UniCatólica, é entendida a partir de um eixo que perpassa todos os níveis, processos e ações da instituição. Ela não ocupa uma célula específica ou não se define como setor, mas é um eixo: personalizante, estruturante e comunitário. Nosso propósito é uma educação integral e integralizante, desde os valores e princípios de uma educação evangelizadora. Os pontos a seguir registram o que entendemos como Pastoralidade no Unicatólica e que aufere, de maneira integral e integradora, todas as ações que geram aprendizado na Comunidade Acadêmica:
O Unicatólica entende que o desenvolvimento humano acontece nas suas dimensões, profissional, cognitiva, espiritual. Portanto, é papel de uma IES católica desenvolver habilidades específicas para que o indivíduo possa atuar na sociedade contribuindo em seu desenvolvimento.
Os três eixos inerentes a academia, Ensino, Pesquisa e Extensão, no UniCatólica, são determinantes para a promoção da assistência e a inclusão social. Portanto, é papel fundamental da academia promover a assistência às comunidades interna e externa a fim de acolher e incluir todos os atores sociais, erradicando qualquer forma de preconceito e marginalização.
A saúde é compreendida de maneira ampla, ou seja, ter saúde não é apenas ausência de doenças. O ambiente organizacional no Unicatólica deve ser cuidado a fim de ser uma fonte geradora de satisfação, refletida em toda a comunidade acadêmica, quer seja nos processos/operação, na vida das pessoas, quer seja nos impactos que elas porventura virão a causar na sociedade.
Fazer a gestão de pessoas no Unicatólica é desenvolver um conjunto de habilidades, técnicas e métodos a fim de potencializar seu capital humano a partir dos valores institucionais. A gestão de pessoas favorece aos colaboradores uma visão sistêmica da instituição e dos papéis inerentes a eles. O resultado é percebido na qualidade dos serviços prestados, no clima organizacional, nos processos formulados e aplicados com efetividade.
O modelo educacional Católico deve considerar, em seus planos de ensino e na sua gestão, a inovação, a sustentabilidade e o Humanismo Solidário. A comunidade acadêmica é orientada, por meio da educação, a atuar na sociedade de maneira conectada não só com as necessidades e emergências humanas, mas sempre atenta à dimensão totalizante da Ecologia Integral.

Composição

Márcio Ferdinando de Figueiredo Gonçalves – Capelão 
marcio.goncalves@catolica-to.edu.br

Pastoralidade
(63) 3221-2191