UniCatólica realiza 5º Agrárias Chef

A 5ª edição do Agrárias Chef, competição culinária do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), aconteceu nesta terça-feira, 29, com uma temática diferente: a Copa do Mundo. Os melhores pratos culturais eleitos foram os dos acadêmicos que representaram os países da Costa Rica, Sérvia e Arábia Saudita. Os vencedores foram “Chifrijo com o Chicharron” do grupo Bacon Great Defumado, “Pljeskavica,” do grupo Sérvia à mesa e o “Lahim Kafta Burguer”, do grupo Lahim Aldaan Culinária Árabe.

A ideia é que cada prato atendesse os conceitos culinários e culturais dos países que participam da competição mundial de futebol neste ano, no Catar. O prato “Chifrijo com o Chicharron”, da Costa Rica, foi feito seguindo as tendências da Sérvia com arroz, feijão, bacon crocante temperado com pimenta jalapeña, fatias de abacate, tomates picados e temperados com coentro e tortilha de milho. O prato “Pljeskavica”, da Sérvia, é um hambúrguer feito com a mistura das carnes bovina, suína e ovina e temperos e o “Lahim Kafta Burguer”, da Arábia Saudita, é produzido na grelha com carne de cordeiro temperada com toque de hortelã e servido com pão sírio e molho especial.

Foram avaliadas as seguintes categorias: o país, se o produto tem a ver com a cultura e história desenvolvida pelos acadêmicos, a embalagem, rotulagem, especificações, serviço de inspeção, alergênicos e a organização.

O evento foi organizado pelo professor mestre, Thiago Fontolan Tardivo, e é desenvolvido semestralmente como método avaliativo das disciplinas de Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Processamento de Produtos Agroindustriais. Ao todo, 09 pratos foram apresentados para degustação de quatro jurados.

O líder do grupo vencedor do primeiro lugar “Bacon Great Defumado”, o acadêmico do décimo período de Zootecnia, Leandro Leal Lima, dá detalhes da vivência que contribuirá para a sua formação profissional. “A 5ª edição do Agrárias Chef foi uma ótima experiência, pois possibilitou conhecimentos de culinárias de outros lugares, onde tivemos o desafio de produzir um produto que lembrasse o sabor e cultura do país escolhido e conquistamos o primeiro lugar entre muitos pratos que foram desenvolvidos durante o evento. O momento também trouxe conhecimentos sobre as tecnologias aplicadas em produtos de origem animal, podendo agregar mais valor”, destacou o estudante.

Ranking da premiação

Confira o ranking da premiação:1º lugar: Chifrijo com o Chicharron – Bacon Great Defumado – Costa Rica;2º Lugar: Pljeskavica – Sérvia à mesa – Sérvia;3º lugar: Lahim Kafta Burguer– Lahim Aldaan Culinária Árabe – Arábia Saudita.

Os vencedores foram premiados com medalhas e o estudante de Medicina Veterinária, Leonardo Couto do grupo da Sérvia, ganhou uma faca de churrasco da Cutelaria Jalapão durante um sorteio.

O Agrárias ChefA competição é realizada desde 2019 e é aberta para acadêmicos da instituição, sem necessidade de inscrição prévia. Os pratos não são vendidos, contudo, são limitados e destinados a degustação dos jurados e alguns participantes.

O Agrárias Chef tem como principal objetivo desenvolver habilidades e competências de forma que auxilie os estudantes dentro do conteúdo programático das disciplinas, aplicando a cultura Maker que apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos.

Publicado por Kezia Noá

19 abril 2024
Egressa de zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA
18 abril 2024
Inscrições abertas para o Grupo de Intervenções Artísticas
12 abril 2024
Inscrições para o Programa de Aprimoramento encerram em 23/04.