nov

UniCatólica realiza 5º Agrárias Chef

A 5ª edição do Agrárias Chef, competição culinária do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), aconteceu nesta terça-feira, 29, com uma temática diferente: a Copa do Mundo. Os melhores pratos culturais eleitos foram os dos acadêmicos que representaram os países da Costa Rica, Sérvia e Arábia Saudita. Os vencedores foram “Chifrijo com o Chicharron” do grupo Bacon Great Defumado, “Pljeskavica,” do grupo Sérvia à mesa e o “Lahim Kafta Burguer”, do grupo Lahim Aldaan Culinária Árabe.

A ideia é que cada prato atendesse os conceitos culinários e culturais dos países que participam da competição mundial de futebol neste ano, no Catar. O prato “Chifrijo com o Chicharron”, da Costa Rica, foi feito seguindo as tendências da Sérvia com arroz, feijão, bacon crocante temperado com pimenta jalapeña, fatias de abacate, tomates picados e temperados com coentro e tortilha de milho. O prato “Pljeskavica”, da Sérvia, é um hambúrguer feito com a mistura das carnes bovina, suína e ovina e temperos e o “Lahim Kafta Burguer”, da Arábia Saudita, é produzido na grelha com carne de cordeiro temperada com toque de hortelã e servido com pão sírio e molho especial.

Foram avaliadas as seguintes categorias: o país, se o produto tem a ver com a cultura e história desenvolvida pelos acadêmicos, a embalagem, rotulagem, especificações, serviço de inspeção, alergênicos e a organização.

O evento foi organizado pelo professor mestre, Thiago Fontolan Tardivo, e é desenvolvido semestralmente como método avaliativo das disciplinas de Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Processamento de Produtos Agroindustriais. Ao todo, 09 pratos foram apresentados para degustação de quatro jurados.

O líder do grupo vencedor do primeiro lugar “Bacon Great Defumado”, o acadêmico do décimo período de Zootecnia, Leandro Leal Lima, dá detalhes da vivência que contribuirá para a sua formação profissional. “A 5ª edição do Agrárias Chef foi uma ótima experiência, pois possibilitou conhecimentos de culinárias de outros lugares, onde tivemos o desafio de produzir um produto que lembrasse o sabor e cultura do país escolhido e conquistamos o primeiro lugar entre muitos pratos que foram desenvolvidos durante o evento. O momento também trouxe conhecimentos sobre as tecnologias aplicadas em produtos de origem animal, podendo agregar mais valor”, destacou o estudante.

Ranking da premiação

Confira o ranking da premiação:1º lugar: Chifrijo com o Chicharron – Bacon Great Defumado – Costa Rica;2º Lugar: Pljeskavica – Sérvia à mesa – Sérvia;3º lugar: Lahim Kafta Burguer– Lahim Aldaan Culinária Árabe – Arábia Saudita.

Os vencedores foram premiados com medalhas e o estudante de Medicina Veterinária, Leonardo Couto do grupo da Sérvia, ganhou uma faca de churrasco da Cutelaria Jalapão durante um sorteio.

O Agrárias ChefA competição é realizada desde 2019 e é aberta para acadêmicos da instituição, sem necessidade de inscrição prévia. Os pratos não são vendidos, contudo, são limitados e destinados a degustação dos jurados e alguns participantes.

O Agrárias Chef tem como principal objetivo desenvolver habilidades e competências de forma que auxilie os estudantes dentro do conteúdo programático das disciplinas, aplicando a cultura Maker que apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos.

Publicado por Kezia Noá

24 julho 2024
Inscrições abertas para o 1º Desafio Hands On do Grupo UBEC
22 julho 2024