A Instituição

Criada dia 25 de novembro de 1999, pela 56ª Assembleia Geral da União Brasileira de Educação Católica, a Católica do Tocantins, teve em Reunião Extraordinária da Diretoria da UBEC, em 04 de abril 2002, provisoriamente, nomeados, como Diretora Geral, a Prof.ª Débora Pinto Niquini, como Vice-Diretor Administrativo, o Prof. José Cardoso de Sousa, como Vice- Diretor de Planejamento e Desenvolvimento, o Prof. Bruno de Azevedo Costa e como Vice-Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Prof. Pe. Duile de Assis Castro. Na 193ª Reunião da Diretoria da UBEC, do dia 16 e 17 de dezembro de 2002, foram nomeados, em definitivo, respectivamente, como Diretor Geral e Vice-Diretor administrativo, o Prof. Luiz Antônio Hunold de Oliveira Damas, e o Prof. Rocco Procida.

Em 2019 o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, assinou no dia 31 de maio, o documento que credencia a Católica do Tocantins como Centro Universitário. Com a publicação da portaria no Diário Oficial da União a Católica do Tocantins passa a se chamar UniCatólica – Centro Universitário Católica do Tocantins.

Missão

“Ser presença educativa, por meio de ações em rede de Ensino, Pesquisa e Extensão que propiciem a formação integral da comunidade e contribuam com a transformação da sociedade.”

Visão de futuro

“Ser reconhecido até 2027 pelos stakeholders como um Ecossistema Educacional atuando a favor da formação integral e transformação social na região Centro-Norte do Brasil”.

Princípios

O Centro Universitário Católica do Tocantins, deseja ser reconhecida pela excelência dos seus processos de ensino e aprendizagem, define a integridade, o respeito, a inovação, a transparência, a cooperação e integração, a equidade e a liderança responsável como sinalizadores de caminhos na consolidação do seu novo status institucional, buscando tornar-se excelente no ensino e na aprendizagem, na extensão e na pesquisa/iniciação científica.

Valores

Os valores estão apresentados a partir dos comportamentos desejados e que deveriam influenciar todos os envolvidos na comunidade acadêmica. O Centro Universitário Católica do Tocantins elege como valores a espiritualidade, cidadania, inovação, excelência, família como possibilidade de vivências atitudinais que a caracterizam, diferenciadamente como IES Católica.

  • Espiritualidade: Comportamentos desejáveis – ser tolerante, priorizar os vulneráveis, vivenciar a fé, isto é, ter convicção no que faz.
  • Cidadania: Comportamentos desejáveis – praticar ações claras e justas, servir as pessoas, cuidar da “Casa Comum”;
  • Inovação: Comportamentos desejáveis – promover o aprendizado, assumir atitude proativas, agir com criatividade;
  • Excelência: Comportamentos desejáveis – buscar a qualidade, ter visão sistêmica, gerar resultados sustentáveis;
  • Família: Comportamentos desejáveis – respeitar as diferenças, trabalhar em equipe, valorizar e respeitar as pessoas;

Se espera que valores direcionem o comportamento individual e coletivo refletido nos processos, clima organizacional e lideranças.

Reitoria

Dra. Andrea Carla Alves Borim
REITORA
Me. Luiz Cesar Martins Córdoba
PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO
Ma. Mariana Lacerda Barboza Melo
PRÓ-REITORA ACADÊMICA

Documentos Institucionais