This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Sobre a Pesquisa
O Centro Universitário Católica do Tocantins – UniCatólica, pretende que a iniciação científica, por meio da geração de conhecimento, dê credibilidadeao saber acumulado, sistematizado e colocado à disposição na graduação, aotempo que induz os caminhos de relevância e significância social por meio da produção do conhecimento, o que possibilita a inovação.
O UniCatólica mantém um Programa de Bolsas que visa incentivar, estimular e apoiar institucionalmente, por recursos próprios ou captados em Agências de Fomento, projetos de pesquisa, de iniciação científica e de extensão. Na esteira da Iniciação Científica, o UniCatólica procura, seguindo a regulação do PIBIC e PIBITI, sistematizar a Iniciação Científica, buscando recursos no CNPq e CAPES. Além destes, a Instituição incentiva a pesquisa voluntária.
No âmbito da Iniciação Científica, ainda promove a Investigação Temática, para a qual organiza, anualmente, a Jornada de Iniciação Científica e Extensão, ocasião em que oferece ao acadêmico a oportunidade de expor os resultados de suas investigações. Entende também que a elaboração do TCC, embora ao nível de graduação, seja exercício pleno da atividade de pesquisa, por isso exige-se rigor metodológico e científico.
O UniCatólica faz opção pela Iniciação Científica Aplicada e espera que esta gere ações culturais, sociais e de transferência de conhecimentos e tecnologias, na perspectiva da sustentabilidade e oportunidade de aprendizagem.
Inovações e Tecnologias
Inovação tecnológica é definida pelo UniCatólica como “processo de invenção, adaptação, mudança ou evolução da atual tecnologia, melhorando e facilitando a vida ou o trabalho das pessoas”. Pode-se depreender deste conceito que a inovação contribui para melhorar e facilitar a vida e o trabalho na sociedade. Ademais, o crescimento econômico de um país está atrelado a sua capacidade de inovação.
No âmbito educacional este conceito pode ser traduzido em diversas formas. Contudo, pode-se elencar duas formas como sendo primordiais: a primeira, relacionada à necessidade de as instituições de ensino buscarem um ensino congruente às inovações tecnológicas, para promover um processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e significativo, tanto no sentido de manter coerência com o perfil dos seus estudantes, quanto no sentido de promover o alinhamento com as necessidades do atual e futuro mercado de trabalho, inserindo profissionais capacitados para atender aos anseios do mundo globalizado. A segunda, pela necessidade de as instituições promoverem a inovação tecnológica, por meio de uma política de iniciação científica sistematizada, capaz de fomentar o desenvolvimento econômico e social no mundo contemporâneo.
Linhas de Pesquisa, Inovação e de Extensão
De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional, o UniCatólica, direciona suas atividades de pesquisa, de iniciação científica, de inovação tecnológica e de extensão, para as seguintes linhas macros:
- Desenvolvimento Sustentável: Refere-se aos projetos de pesquisa/iniciação científica e extensão que abordem os princípios da sustentabilidade com ênfase nos quatro elementos do Desenvolvimento Sustentável: sociedade, ambiente, economia e cultura.
- Direitos Humanos: Compreende ações e estudos voltados para a promoção de uma cultura de defesa e respeito aos direitos humanos estimulando a formação de cidadãos profissionais preparados e conscientes para a promoção de mudanças com visão crítica do processo de transformação socioeconômico-político, capaz de proceder à defesa da justiça e dos direitos humanos.