Visita técnica

Estudantes visitam obra da nova ponte de Porto Nacional

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizou, no dia 27 de abril, uma visita técnica às dependências da execução da nova ponte de Porto Nacional/TO. Os estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e de Engenharia Ambiental e Sanitária participaram de uma aula prática com o professor Dr. Alexon Braga Dantas e conheceram o canteiro de obras de grande porte onde puderam evidenciar in loco a aplicação de sistemas estruturais hiperestático e isostático. A visita possibilitou a compreensão de conceitos e habilidades teóricos discutidos, em sala de aula, nas disciplinas de Pontes, Mecânica dos Sólidos e Teoria das Estruturas.

Os acadêmicos acompanharam a execução de protensão nas aduelas na superestrutura do vão central da ponte com tabuleiro em balanços sucessivos, conheceram ainda o pátio do canteiro de obras onde  são protendidas as vigas longitudinais; a usina de concretagem; central de armação; alojamentos; equipamento de içamanto das vigas; entre outros. A estudante Nathalya Azevedo de Engenharia Civil aproveitou bastante a aula prática. “Participar da visita técnica foi ótimo e enriquecedor, pois foi possível ver e compreender de forma prática o funcionamento e comportamento da estrutura, materiais, carregamentos, processos de mecanização, elementos estruturais, segurança e muito mais!”, destacou.

O engenheiro civil responsável pela execução da ponte, Luís Armino, é egresso do UniCatólica, acompanhou a visita e discorreu sobre todo o processo executivo para os acadêmicos.
“As visitas técnicas são sempre enriquecedoras para ambas partes; do ponto de vista profissional é gratificante poder dividir as experiências e conhecimentos aplicados na obra.
Recordo bem do tempo de graduação em que as visitas técnicas sempre mostravam a realidade, ou seja, aquilo que o profissional enfrenta no dia a dia, então considero essa junção de teoria e prática muito valiosa. Sou muito grato a0 UniCatólica porque me formou como profissional e contribuiu na minha formação como ser humano, dessa forma consigo contribuir para o progresso do Estado e também contribuir na formação de uma sociedade mais justa”, declarou.

A  construção da nova ponte de Porto Nacional é maior obra de engenharia em execução no Estado com comprimento total de 1488 metros (sendo 1088 metros constituído pelos elementos em concreto e 400 metros de aterro), localizada na rodovia TO-255, sobre o rio Tocantins. “Gostei bastante, nunca tinha feito uma visita assim. Na parte de Engenharia Ambiental falaram de implantação, estrutura dentro da água,  solo, rochas…  Foi uma experiência, uma aula de como regularizar um empreendimento e fazer  licenciamento biológico”, finalizou Isadora Coelho, estudante de Engenharia Ambiental.

Publicado por Luma Marinho

14 maio 2024