nov

5º Agrárias Chef terá tema da Copa do Mundo

Nesta terça-feira, 29, a partir das 18h, acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) participam do 5º Agrárias Chef, competição culinária desenvolvida como método avaliativo das disciplinas de Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Processamento de Produtos Agroindustriais que acontecerá na unidade 2 da instituição.

A edição tem como tema “Copa do Mundo” e os pratos serão desenvolvidos de acordo com a cultura dos países que participam da competição mundial de futebol no Catar. Ao todo, 09 pratos serão apresentados para degustação de quatro jurados, sendo o reitor da instituição, professor doutor Gillianno Mazzetto, os coordenadores de Agronomia e Zootecnia, professor mestre Thadeu Teixeira e a professora mestre Kedma Marinho, e a pró-reitora acadêmica, professora mestre Mariana Lacerda.

Os jurados avaliarão as seguintes categorias: o país, se o produto tem a ver com a cultura e história desenvolvida pelos acadêmicos, o produto, bem como a sua embalagem, rotulagem, especificações, serviço de inspeção, alergênicos, e a organização. Os três primeiros lugares serão premiados com medalha e concorrerão ao sorteio de uma faca de churrasco da Cutelaria Jalapão.

O organizador do evento, professor mestre Thiago Fontolan Tardivo, destaca como a competição contribui para o aprendizado dos estudantes. “Além de atuarem diretamente com o conteúdo da disciplina, os acadêmicos começam a desenvolver outras habilidades que se tornam de suma importância dentro das cadeias agroindustriais”, enfatizou o docente.

As equipes e pratos

Entre as equipes e pratos a participarem da competição estão: Carbonade Flamande (Grupo Bélgica), Tropical Salame (Grupo Brasil), Chifrijo com o Chicharron (Grupo Costa Rica), Madeleine (Grupo França), Lahim Kafta Burguer (Lahim Aldaan- Arábia Saudita), Flæskesteg (Bistrô Copenhague – Dinamarca), Maultaschen (SuábilaLamesa – Sérvia), Pljeskavica (Sérvia à mesa – Grupo – Sérvia) e Bread Burguer (Estados Unidos – Agro).

O Agrárias Chef

A competição é realizada desde 2019 e é aberta para acadêmicos da instituição, sem necessidade de inscrição prévia. Os pratos não são vendidos, contudo, são limitados e destinados a degustação dos jurados e alguns participantes.

O Agrárias Chef tem como principal objetivo desenvolver habilidades e competências de forma que auxilie os estudantes dentro do conteúdo programático das disciplinas, aplicando a cultura Maker que apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos.

Publicado por Kezia Noá

24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum
22 abril 2024