Unicatólica realiza ação sobre combate à exploração de crianças

Alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) cumpriram na última sexta-feira, 20, mais uma agenda de atividades no município de Lajeado. Desta vez, a parceria proporcionou uma ação voltada ao dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, que é comemorado no dia 18 de maio.

A ação, que foi desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social de Lajeado com a parceria dos alunos sob o acompanhamento de professores, aconteceu na Escola Municipal Juscelino Kubitschek, na comunidade Pedreira, com todas as turmas. Os estudantes do UniCatólica realizaram palestras e atividades informativas para falar sobre a prevenção e identificação de possíveis situações de risco.

Além disso, os futuros psicólogos enfatizaram sobre a importância dos pais ou responsáveis ouvirem suas crianças para garantir a segurança e o cuidado. Com a experiência, os discentes têm a oportunidade de desenvolver habilidades e competências em seus processos de aprendizado, participando de forma ativa e colocando em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula.

O professor e coordenador da ação, Luiz Claudio Ferreira, falou sobre o desempenho do estudantes no encontro. “A atividade foi um sucesso dentro daquilo que planejamos. Os nossos alunos fizeram uma pesquisa e se prepararam bem para agir com cautela e pontuar de forma assertiva todos os pontos importantes. Com um público específico de crianças e adolescentes, nossas estudantes conseguiram dar o recado de maneira leve em um tema tão difícil”, disse.

O professor Luiz Claudio Ferreira também agradeceu o apoio de todos os envolvidos. “O apoio da coordenadora do curso de Psicologia, a professora Jaciela Leopoldino, foi de importância singular, garantindo assim o êxito das atividades desenvolvidas. Também tivemos um excelente acolhimento em Lajeado, desde o cuidado do motorista que nos levou com segurança até a comunidade da Pedreira, zona rural do município, a direção da Escola Municipal JK. O secretário de Assistência Social, Levi Lopes, e toda a sua equipe também tiveram um papel essencial. Nos sentimos em uma importante interação com todos e todas, o que é um dos objetivos dessas atividades”, revelou.

A estudante do curso de Psicologia, Fabyana Cândido Teles Costa, relatou sobre sua experiência. “Foi incrível, me senti muito acolhida, foi uma grande oportunidade de aprender mais sobre essa temática e o mais importante é que vi como é possível de maneira simples contribuir com outro. Acredito que por meio dessa intervenção foi possível conscientizar as crianças sobre o que é o abuso sexual para que elas consigam se prevenir e buscar formas de se defenderem”, disse.

A aluna Andréia Vieira Leite também falou sobre a sua participação. “Experiência vivencial incrível, pois pude compreender que a atuação da psicóloga vai muito além do que podemos imaginar. Esse encontro me proporcionou satisfação de contribuir para o desenvolvimento daquelas crianças e adolescentes, e também para o meu crescimento. Agradeço imensamente pela oportunidade e o acolhimento que recebemos. Espero muito voltar”, disse.

Jessyca Coelho Neves, também estudante de psicologia, falou sobre o quanto se sentiu bem-vinda na Escola JK. “Foi uma experiência enriquecedora para meus conhecimentos. Uma escola diferente das que eu já conhecia de zona rural em que as pessoas, tanto da escola, como da Secretaria Municipal de Assistência Social e outros servidores da prefeitura foram muito acolhedoras, nos recepcionaram muito bem. Transmitir conhecimento e ver aquelas crianças participando, vai estar sempre comigo”, pontuou.

O encontro promoveu envolvimento e integração entre todos, de forma leve e centrada. “Fiquei maravilhado com o evento e todas as equipes da Saúde e Secretaria de Assistência Social ficaram muito satisfeitos com o resultado. Os estudantes de psicologia conseguiram passar o recado de uma forma bem tranquila. Mesmo com as brincadeiras e descontrações, os estudantes da JK se mantiveram com a atenção voltada para o tema. Só tenho a agradecer, foi de grande perfeição e excelência, eu nunca vi isso em Lajeado”, reforçou o secretário Levi Lopes.

Com informações da Prefeitura de Lajeado

Publicado por Jordania Negreiros Mota

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé