abr
Projeto de Extensão

Acadêmicos apresentam resultados do Projeto Frentiscão

Na quinta-feira (25), os acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) apresentaram à comunidade os resultados das primeiras ações do projeto de extensão Frentiscão. Em parceria com postos de combustíveis da cidade e organizações não governamentais (ONGs), o objetivo do projeto é encorajar esses postos a adotarem cães abandonados e torná-los “funcionários” do Frentiscão. O evento contou com a presença da reitora da instituição, Dra. Andrea Borim, coordenadores de curso, estudantes, empresas parceiras, representantes de ONGs de proteção animal e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Penal do Tocantins.

A reitora do UniCatólica, Dra. Andrea Borim, prestigiou o evento.

Na ocasião, a estudante Márcia Cirino, do sexto período do curso de Ciências Contábeis, apresentou os resultados das ações realizadas na primeira etapa do Projeto Causa Animal – Frentiscão. As atividades executadas pelos acadêmicos incluíram uma jornada de visitas aos postos de combustíveis da cidade para promover a causa. Eles conquistaram o apoio da rede de postos Disbrava, que adotou um animal abandonado e o transformou em um Frentiscão, além das empresas Madfer, Nova Era e Proferragens, que forneceram materiais e instrumentos para a confecção de casinhas destinadas aos cães que serão adotados. Estas casinhas serão construídas pelos alunos do curso de Engenharia Civil da UniCatólica, que contribuíram com a mão de obra. Também contamos com o apoio das empresas Ferrotec, Clínica de Reabilitação Animal – Reabilitare e do Núcleo de Operações com Cães – NOC.

Márcia ressalta a relevância do projeto para o desenvolvimento acadêmico. “Nós, estudantes, estamos vivenciando momentos de grande aprendizado e experiências de sensibilidade empresarial em torno da causa animal que agregam valor social à imagem das instituições envolvidas.”

A protetora de animais, Evelyn da Frota Freitas, voluntária na ONG Patinhas de Palmas, participou do evento e destacou a importância do projeto para a comunidade palmense. “O Brasil possui alto índice de animais em situação de rua. E isso se deve, sobremaneira, em razão da ausência uma política pública de bem-estar animal que promova ações eficazes de controle populacional. Considerando o alto índice de animais errantes, isto é, em situação de rua, projetos como o Frentiscão é de suma importância para que estes animais que não possuem um lar tenha uma vida respeitosa, ainda que na rua.”

Da esquerda para a direita, representantes da ONG Patinhas de Palmas e Núcleo de Operações com Cães (NOC).

Para Evelyn, o projeto de extensão vai além da mera concessão de uma casa para os animais se abrigarem. O projeto está comprometido com o bem-estar animal de uma maneira ampla, proporcionando o controle populacional desses animais por meio da castração, vacinação, acompanhamento médico veterinário e a oferta de alimentação adequada. “Nós que atuamos em defesa dos animais, quer seja enquanto ONG’s ou como protetoras independentes, ficamos muito felizes com projetos como este, cujo objetivo principal coaduna com a nossa atuação que é promoção do bem-estar animal”, compartilhou a protetora.

A coordenadora do projeto, professora doutora Valdirene Cássia da Silva, compartilhou sobre a atividade. “O objetivo do evento é sensibilizar e mobilizar a comunidade acadêmica e parceiros externos para a importância do apoio à causa animal, promovendo a conscientização sobre os desafios enfrentados pelos animais e destacando a relevância do engajamento social e empresarial na busca por soluções sustentáveis e éticas”, explicou a docente.

A coordenadora do projeto, professora Doutora Valdirene Cássia da Silva, ressalta a importância da causa animal.

Publicado por Lorenna Costa

14 maio 2024