UniCatólica realiza show de talentos e baile das gerações na UMA

A ação faz parte do Projeto Estação Florescer, que visa aprofundar o conhecimento sobre o envelhecimento humano para combater o etarismo

Música, dança e discussões sobre as relações entre jovens e idosos marcaram o “Baile das Gerações e Show de Talentos” realizado nesta terça-feira, 31, na Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), polo de Palmas. O evento, parceria da UMA com o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), é parte do Projeto Estação Florescer, que busca aprofundar os conhecimentos sobre o envelhecimento humano, visando erradicar o etarismo.

Patrícia Nomellini, professora Doutora do UniCatólica, ressaltou a importância de formar profissionais capacitados para compreender a velhice da melhor maneira possível. “O envelhecimento populacional é uma realidade no Brasil e ao contrário de outros países europeus, por exemplo, que tiveram tempo para se organizar, aqui estamos envelhecendo rapidamente sem uma estrutura que ofereça qualidade de vida para essa população. Portanto, trabalhar essa questão desde os primeiros períodos é crucial para formar psicólogos que compreendam os anseios e as necessidades das pessoas idosas”.

A coordenadora da UMA, Dra. Neila Osório, destacou a relevância da ação. “É o fortalecimento do nosso trabalho enquanto instituições públicas e privadas, pois estimulam a pesquisa na área do envelhecimento humano e a interação entre todas as gerações, contribuindo para a redução dos conflitos em todos os ciclos da vida”.

Jéssica Ribeiro Martins, graduanda de Psicologia, destacou como essa experiência contribuirá para sua formação. “É importante para nós termos momentos como esse, compreender o que é significativo para eles, suas histórias e o que foi marcante em suas vidas. Isso vai colaborar tanto para nossa experiência na psicologia quanto para nosso crescimento como seres humanos”.

O acadêmico da UMA, Francisco Pereira de Sousa, se divertiu bastante no baile. “É um conjunto de emoções que nos transporta para uma espécie de máquina do tempo, nos fazendo relembrar os anos que vivemos quando éramos jovens. Ao interagir com a juventude de hoje, passamos a compreender como eles encaram a vida e como isso pode contribuir para termos uma melhor qualidade de vida. Estou adorando e espero que mais momentos como esse sejam realizados”.

Publicado por Kezia Noá

25 abril 2024