out

Direito promove palestra sobre Direitos Humanos

Na última quarta-feira, 25 de outubro, estudantes de Direito do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) se uniram em um encontro especial no auditório da Instituição. A ocasião recebeu o presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos, Dr. André Carneiro Leão, que trouxe uma abordagem detalhada da atuação do Conselho e as Diretrizes da Política de Direitos Humanos e Empresas.

O evento foi organizado pela Defensoria Pública da União (DPU-TO) e pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), e contou com o apoio do UniCatólica e da Escola do Legislativo do Tocantins, com o objetivo de compartilhar a relevante missão do órgão, trazendo a experimentação ao ambiente universitário para a difusão do conhecimento, da conscientização e da formação humanística. Na oportunidade, estiveram presentes autoridades do Poder Judiciário do Tocantins, a reitora da Instituição, professora Doutora Andrea Borim, a pró-reitora, professora Mestra Mariana Lacerda, juntamente com docentes da Casa.

O palestrante, Dr. André Leão, comentou a necessidade de compartilhar e expandir discussões sobre a temática. “Tratamos de um tema que tem sido colocado na agenda internacional sobre a discussão dos Direitos Humanos e como essas empresas devem pautar suas atividades para evitar violações de Direitos Humanos. Eu não me recordo, por exemplo, na época da minha faculdade de ter visto esse tema. Então, o UniCatólica traz em primeira mão esse debate, permitindo, inclusive, um diálogo que também não é frequente entre o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e a Universidade. Essa parceria é fundamental. Eu penso que se formarmos novas pessoas, novos estudantes, novos juízes, novos promotores, novas defensores e defensoras, com a perspectiva dos Direitos Humanos vamos viver em mundo melhor”, destacou o palestrante.

A visão Institucional

Em sua fala, o defensor público, chefe da DPU no estado e docente do UniCatólica, professor Mestre Igor de Andrade Barbosa, destacou a pertinência do assunto para ser discutido no meio acadêmico. “Considero este ato uma grande aula e uma oportunidade para que os estudantes conheçam de perto uma instância tão importante para o nosso país que é o órgão que fiscaliza, aplica punições, acompanha, realiza o diagnóstico de violações dos Direitos Humanos, cumpre todos os valores que permeiam o nosso Estado Constitucional, e tirem suas dúvidas. É uma grande honra poder contar hoje com a presença e com os ensinamentos do nosso palestrante, Dr. André Leão”, enfatizou Igor.

A reitora da Instituição, professora Doutora Andrea Borim, aproveitou a oportunidade para agradecer o palestrante pela disponibilidade em debater o assunto junto aos estudantes. “Quem ouve você falando sabe que é um educador nato e percebe-se a facilidade, o amor com que transmite as suas convicções. Então, eu queria ratificar a nossa alegria em recebê-lo e dizer que estamos sempre abertos para esse tipo de atividade. Isso realmente faz parte do nosso DNA, vem totalmente ao encontro de tudo que acreditamos. Saiba que aqui no UniCatólica, você tem parceiros para desenvolver projetos assim. Fiquei muito feliz em saber que existe um processo em andamento para trabalhar mais forte na questão da educação sobre os Direitos Humanos”, reconheceu Andrea

Experiência educativa para acadêmicos

Quem esteve acompanhando de perto cada detalhe do evento foi o estudante do primeiro período de Direito, Ian Klautau Paulino. Ele comenta a experiência. “A palestra com Dr. André Carneiro foi incrível. É muito importante trazer essa pauta sobre Direitos Humanos, principalmente no meio universitário, muitos conhecimentos trocados e adquiridos”, relatou o estudante.

Publicado por Kezia Noá

25 abril 2024