abr

Primeiro dia da Semana de Tecnologia aconteceu ontem, 27

Na noite de ontem, 27 de abril, foi realizado o primeiro encontro da Semana de Tecnologia dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Elétrica, com o tema “Computação: Desafios e Oportunidades”.

No auditório da unidade I, aconteceu a abertura do evento com a palestra “Panorama Geral do setor Elétrico Brasileiro”, ministrada pelo executivo com trinta anos de experiência em indústria de energia e diretor de relações institucionais da Energisa do Tocantins, Allan Kardec.

O palestrante explicou o funcionamento do sistema elétrico e comercialização de energia. Falou do sistema interligado nacional (SIN), descrevendo a instituição e seguimentos, caracterizando cada subsistema, que atualmente é dividido em quatro (Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte). Kardec mostrou o histórico do sistema elétrico até os dias de hoje, relatando o que ocorre no leilão de energia elétrica e todos os órgãos envolvidos. “Não há como manter um sistema no porte do Brasil sem que haja todo esse arcabouço por trás dele”, disse Allan Kardec.

Simultaneamente, na sala 2.45 (também na unidade I), ocorreu seções técnicas com estudantes do curso de Sistemas de Informação. Os acadêmicos fizeram a pré-defesa do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) com o objetivo de divulgar e oportunizar aos acadêmicos um momento de comunicar o que está sendo desenvolvido no curso.

Foram apresentados os seguintes trabalhos:

Implementação de uma arquitetura híbrida de banco de dados, por Jorge Lucas ;
Aplicação de um novo Modelo de Gerenciamento de Serviços da Tecnologia da Informação dentro de uma Faculdade no Estado do Tocantins, por Letícia Arantes;
Impactos da implementação de um modelo de administração centralizado de sistemas operacionais, por Tiago Luz;
Metodologias para diminuir a interferência em redes wifi cooperativas, por Carlos Henrique;
Implantação de ferramenta web para o auxílio aprendizagem de matemática, por Ernesto.

A semana de Tecnologia continua hoje com a 2ª edição do Desafio de Programação mobile, o Hackathon, oficinas e palestras.

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day