2024
jun
24
Curso

Estudantes são premiados em Competição de Pontes de Palitos

A Escola Politécnica do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) reuniu na Unidade I os acadêmicos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, nos dias 10 e 11 de junho, para apresentar os resultados de seus trabalhos na  1ª competição de Pontes de Palitos de Madeira de Picolé.

Aproximadamente 100 estudantes divididos em 20 grupos participaram da competição que visou a construção e teste de carga de uma ponte construída utilizando apenas palitos de picolé e cola, conforme especificado no regulamento do concurso. As construções deviam ser capazes de vencer um vão livre de 100 cm, além de atender a função básica de uma ponte: a de transpor um ou mais obstáculos, para que algo ou alguém consiga se locomover de um ponto a outro, apresentando ao mesmo tempo resistência estrutural para suportar seu próprio peso e as eventuais sobrecargas, bem como atender critérios estéticos de uma Obra de Arte Especial (OAE).

Estudantes atentos na 1ª competição de Ponte de Palito de Picolé

Para o professor Me. Adalberto de Oliveira Junior a competição foi uma oportunidade de os estudantes aplicarem na prática conhecimentos que adquiriram em sala de aula. Principalmente, relativo aos projetos estruturais e ao cuidado na construção dessas pontes. “Uma coisa muito legal que observamos é que, durante o processo da construção das pontes e na competição, os estudantes estavam muito animados, todo aquele ar de competitividade, mas também de muita parceria, eles estavam muito motivados e a prova disso é que já pediram a próxima edição.”, declarou animado.

O objetivo da competição foi aplicar os conhecimentos básicos de:
– Mecânica, Resistência dos Materiais e Teoria das Estruturas para resolver problemas relativos a Estruturas;
– Projetar sistemas estruturais simples;
– Colocar em prática o que é estudado e abordado nas disciplinas relativas a Estruturas;
– Estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competitividade.

Os acadêmicos tiveram ainda a liberdade criativa para escolher o design, como pontes aporticadas, treliçadas ou estaiadas, por exemplo. Ao final, todas as pontes foram levadas à ruína, por meio de um ensaio destrutivo, tendo a vencedora suportado 100kg.

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo: Kauê Alves, Daniel Aires, Guylherme Veloso e José Serafin, os Aechténicos, foram os grandes vencedores da competição

“Foi uma experiência muito boa participar dessa competição de ponte de palito, deu bastante trabalho construir tudo, mas valeu a pena e os resultados foram muito proveitosos. Além disso, foi um momento que abriu portas para poder conversar com os veteranos, com o pessoal dos outros cursos, então foi muito gostoso participar desse momento”, declarou Kauê Alves, integrante da equipe vencedora Archtécnicos .

A taxa de inscrição para cada grupo foi de R$50,00.  70% do valor arrecadado foi destinado para a premiação das equipes vencedoras. Esse compromisso com o reconhecimento do esforço e talento das equipes foi fundamental para incentivar a excelência e promover a competitividade saudável no evento. Do valor referente aos 70%, a premiação foi distribuída com a seguinte equidade para os vencedores, garantindo reconhecimento justo e motivador:

1º lugar – 50% do valor da premiação.
2º lugar – 30% do valor da premiação.
3º lugar – 20% do valor da premiação.

Os 30% restantes do valor arrecadado, foram destinado ao custeio da preparação e divulgação do evento e destinado às atléticas acadêmicas do UniCatólica envolvidas na organização, divulgação e preparação do evento.

Publicado por Luma Marinho

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos