2024
maio
23
Institucional

UniCatólica promove mesa redonda da campanha Faça Bonito

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatótica) promoveu, na última sexta-feira (17), um momento de reflexão coletiva sobre uma pauta que assombra as nossas crianças e os nossos adolescentes. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi instituído pela Lei nº 9.970/2000 para alertar, educar e informar a sociedade sobre os casos de violência infantil. A ação foi alinhada com a campanha nacional “Faça Bonito”, uma iniciativa que busca conscientizar sobre a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, mobilizando a sociedade na luta contra o abuso e exploração sexual.

Mesa redonda com membros do curso de Enfermagem do UniCatólica e equipe da Secretaria Municipal de Saúde

Segundo dados do Unicef, a cada 24 horas 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil. Esse número pode ser ainda maior porque apenas 7, em cada 100 casos, são denunciados. 75% das vítimas são meninas e, em sua maioria, negras. Fazer bonito é assumir de fato e de verdade seu papel responsivo e combativo, observando com atenção para os comportamentos, as marcas e o olhar das crianças e dos adolescentes próximos. Para fazer bonito, é preciso estar atento aos detalhes, como forma de cuidado e acolhimento.

O padre Márcio Ferdinando, capelão da instituição e coordenador da Pastoralidade, destacou que a iniciativa está alinhada ao mote do Grupo UBEC para 2024, “Cuidar Gera Esperança”. “Fazer bonito é cuidar, adotando atitudes de acolhimento e proteção das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

O SAVIS também marcou presença e trouxe dados sobre atos de violência sexual em Palmas

Faça sua parte!

Denuncie casos e não seja conivente com essa triste realidade. Procure por Conselhos Tutelares; Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) ou até mesmo Delegacias Especializadas de Proteção à Criança e ao Adolescente próximas de sua região para descobrir como ajudar no combate a esse mal que assola nossa sociedade.

 

Publicado por Luma Marinho

Notícias Recentes

19 junho 2024
Curso de Zootecnia realiza 2ª edição do Pet Day
19 junho 2024
Psicologia promove palestra sobre infodemia e fake news
19 junho 2024
Fabiano Parafusos palestra para estudantes do UniCatólica