jun

Cuidar da Terra é Cuidar da Vida!

A Semana de Mobilização do mês de junho coloca em foco assuntos relacionados ao meio ambiente.

No dia 5 deste mês, é celebrado do Dia Mundial do Meio Ambiente, data importante pois torna as pautas ambientais ainda mais relevantes e acende um alerta nas pessoas do quanto as ações humanas impactam a vida na terra.

Os dados relacionados a poluição, efeito estufa e aquecimento global são alarmantes. O sexto Relatório de Avaliação do IPCC: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade, publicado em 2022, já mostrava números preocupantes, veja alguns pontos elencados pelo portal Greenpeace:

•    Cerca de 3,3 bilhões de pessoas vivem em países com alta vulnerabilidade à crise climática;
•    A extinção de espécies e a redução ou perda irreversível de ecossistemas e seus serviços, incluindo ecossistemas de água doce, terrestres e oceânicos, estão entre as consequências irreversíveis causadas pela crise climática;
•    Os principais riscos que já trazem a assinatura da crise climática para o Brasil e a América Latina incluem segurança hídrica, saúde devido a epidemias crescentes, degradação dos ecossistemas dos recifes de coral, entre outros;
•    Estima-se que o aquecimento de apenas 1,5°C resulte em um aumento de 100 a 200% no número de populações afetadas por inundações na Colômbia, Brasil e Argentina, 300% no Equador e 400% no Peru.

Enquanto cidadãos podemos assumir nossa responsabilidade social e preventiva, no que concerne à proteção do meio ambiente e não somente isto, mas também iniciar dentro da comunidade que nos acolhe, atos de cuidado com a Casa Comum.

A UBEC reforça sua atenção a pauta cuidando do outro, trabalhando para diminuição das desigualdades, por meio das bolsas sociais do Grupo; hoje já são mais de 1.600 alunos beneficiados por essa ação e cuidando do meio ambiente que nos cerca de formas diversas, por meio de projetos, como por exemplo:

•    Usinas fotovoltaicas (promovem a geração e o consumo de energia limpa com redução de impactos ambientais);
•    Plano de recuperação de área degradada: encerramento do lixão municipal de Lajeado/TO (proposição do Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis do Curso de Engenharia Ambiental do UniCatólica, visando um plano de encerramento, recuperação e monitoramento da área degradada pelo antigo lixão da localidade);
•    Caminhadas Ecológicas (como forma de oportunizar ambientes de conscientização, diálogo e contemplação da natureza de forma coletiva) e
•    Agrovilla (iniciativa do Colégio Católica Brasília em parceria com o curso de Agronomia da Universidade Católica de Brasília para valorização da educação ambiental).

Endossando ainda o empenho do Grupo com essa pauta, a instituição lançou, no último mês, o Livro de Políticas Institucionais, que versa sobre o posicionamento da UBEC diante de temas que dizem respeito à sustentabilidade, à missão, à gestão ética, à gestão de negócios e de operações, assim como às ações de remediação, respectivamente, além de fortalecer a atuação do Grupo voltada para práticas e temáticas ESG, governança e compromisso integral.

No documento consta que a ‘UBEC assume o compromisso de influenciar a adoção de práticas sociais, ambientais e climáticas mais eficientes com seus fornecedores de produtos e serviços’, tornando o assunto uma política institucional seguida e observada por todos que fazem parte do organismo heterogêneo que constitui o Grupo.

“Diante tantos desafios e contexto complexo relacionados com as mudanças climáticas, a Semana de Mobilização do Meio Ambiente é um tempo singular e propício para a motivação, o impulsionamento de que todas as comunidades educativas das Unidades de Missão do Grupo UBEC, nossos estudantes e educadores, bem como a sociedade num todo, estejam em comunhão com o imperativo de que juntos necessitamos cuidar de nossa casa comum, o nosso planeta. Ao cuidarmos de nossa Terra, cuidamos também da vida de todos os seres que coabitam os nossos ecossistemas”, destaca o coordenador corporativo de pastoralidade do Grupo UBEC, Joaquim Alberto.

Vamos juntos!

A mudança começa primeiro na percepção de cada um como agente ativo nessa causa.

* Fonte: Greenpeace

Publicado por Luma Marinho

24 julho 2024
Inscrições abertas para o 1º Desafio Hands On do Grupo UBEC