abr

Equipe “A Vigança dos Beagles” vence Campeonato de Jato Pet

Teoria e prática aprendidas nas aulas de Engenharia Elétrica se transformaram em diversão no último sábado, 05, na Orla da Praia da Graciosa. O evento  reuniu cerca de 150 pessoas e oito equipes, que disputaram a maior distância de lançamento do Jato Pet. Na disputa, estavam as equipes: A Vingança do Bigo; Os Aviadores; Fox; Isammu; Dexter; Engenheiros Embriões; Jet Crazy e StarWars.  A equipe “A Vigança dos Beagles”, com lançamento de 126 metros, foi a campeã da disputa.

A equipe campeã acredita que o grande diferencial foram os diversos testes feitos antes da disputa. “Acreditamos que o diferencial de nossa equipe foram os testes feitos, o peso adequado colocado na ponta do foguete e também o percentual de 40% de água. Com esse percentual de água dentro do foguete fomos medindo o peso do bico, durante os testes, até chegarmos ao lançamento adequado. Sabíamos que teria muito vento na praia, assim projetamos o lançamento de forma que o jato cortasse o vento  e fosse ao local mais alto”, falou o representante da equipe vencedora, Dhone Honório.

O estudante Vinicius Fernandes contou como foi o processo de montagem do Jato Pet. “Nós passamos seis meses estudando como seria feito esse lançamento e como seria montada a base. Essa foi a 3ª que montamos. Para que o projeto acontecesse utilizamos garrafa pet, junções de cano, válvula de pneu, bomba de encher pneu de bicicleta e também estudos de 3 leis da física: a inércia, gravidade e a lei da ação e reação” contou Vinicius.

Para o vice-diretor acadêmico da Católica do Tocantins, Galileu Marcos Guarenghi, atividades como essa são os primeiros passos do acadêmico na iniciação cientifica. “Junto com esse projeto está a iniciação cientifica, que tem uma importância grande para toda comunidade acadêmica, professores, alunos e a própria instituição, pois motivam que os estudos não fiquem só na base teórica e se mostrem na prática. É importante ressaltar que todos os projetos feitos são orientados por nossos professores”, finalizou Galileu.

.

01 julho 2024