Direito realiza lançamento do livro “Diálogos Jurídicos”

Uma noite especial marcada pelo reencontro entre egressos e docentes. Assim foi a última quinta-feira, 26 de outubro, em que o curso de Direito do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) promoveu o lançamento do livro “Diálogos Jurídicos” no auditório da Unidade I.

Estiveram presentes para prestigiar o evento, a Reitora da Instituição, professora Doutora  Andrea Carla Alves Borim; a Pró-Reitora Acadêmica, professora Mestra Mariana Lacerda; o coordenador do curso de Direito, professor Mestre Eric José Migani e o organizador do livro, o professor Doutor Airton Schutz. Com a honra de receber também na Instituição, participaram do evento a Juíza do Trabalho Suzidarly Ribeiro e a Desembargadora Angela Issa Haonat, representada pela professora Gisele Polidoro.

A cerimônia foi conduzida pelo coordenador do curso de Direito, professor Mestre Eric Migani, que comemora o lançamento do livro “Diálogos Jurídicos”, já em sua 4ª edição e com registro no ISBN (International Standard Book Number).

Para o coordenador, a iniciativa rompe com o primeiro desafio no campo do Direito: o domínio da pesquisa. “Os nossos estudantes saem da nossa universidade com a marca UniCatólica e com o diferencial de já ter uma publicação em livro científico e isso é um registro que somente a Instituição tem e que a gente precisa valorizar”, destaca o docente.

O livro ‘Diálogos Jurídicos’ já está disponível nas principais plataformas de venda de livros eletrônicos, marcando mais um capítulo de sucesso na jornada acadêmica. Esta obra colaborativa contou com a contribuição de mais de 50 acadêmicos, resultando em uma impressionante coletânea de quase mil páginas. Na cerimônia de lançamento, Hendrynna Duarte Carneiro, egressa do curso de Direito da turma de formandos 2023/2, representou os dedicados estudantes que desempenharam papéis essenciais na realização deste projeto.

“A trajetória do trabalho de conclusão de curso é marcada por etapas distintas, desde a escolha do tema, a elaboração do projeto, a pesquisa, a análise de dados, até a redação final. Cada uma dessas etapas demanda dedicação, esforço e disciplina, mas também nos proporciona um aprendizado único e uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, compartilhou Hendrynna.

Para a egressa, a pesquisa foi uma oportunidade de aprofundar-se em questões teóricas e desafiou a aplicar o conhecimento na prática, analisar casos concretos e propor soluções inovadoras.

No auditório do UniCatólica, lançamento do livro reuniu docentes, egressos e seus familiares.

Corredor dos Egressos

A noite contou ainda com um emocionante momento de homenagem às turmas de egressos do curso de Direito, por meio de placas contendo os nomes de todos os integrantes das turmas de 2010 a 2022, uma forma de eternizar todos aqueles que já passaram pela Instituição.

Quem esteve presente para prestigiar foi a egressa da primeira turma de Direito, Geize O. Stella. “Foi extraordinária a noite que o UniCatólica proporcionou para nós, os egressos.”, afirma a advogada. “As primeiras turmas que dão o ‘tom’ de como será o curso, faço parte da primeira e nós, juntamente com os professores e instituições, lutamos para garantir deixar um curso de excelência para os alunos vindouros. Ao escutar que o Curso de Direito é o melhor do estado do Tocantins, foi mais um louro colhido na minha vida profissional! A sensação é de missão cumprida e de realização pessoal. Gratidão a todos pelo evento, pelo acolhimento e reconhecimento”, frisou a egressa.

Corredor dos Egressos reúne placas com os nomes de todos os formandos das turmas de 2010 a 2022.

O Corredor dos Egressos proporcionou o reencontro de antigos amigos, demonstrando como a relação entre professores e estudantes pode se transformar em amizade. O coordenador Eric Migani revela a emoção de testemunhar a satisfação e a alegria dos antigos estudantes ao saudar seus professores e coordenadores.

Na ocasião, também houve um momento de relato dos desafios que os acadêmicos das primeiras turmas enfrentaram. “Os egressos dialogaram de uma forma tão bacana com os coordenadores sobre o que eles necessitavam naquele tempo, de fato, tudo o que foi registrado no curso de Direito nas décadas passadas tem reflexo no curso, afirma o docente, que se orgulha de atualmente o curso de Direito do UniCatólica ser o que tem maior número de estudantes no Tocantins. “É um curso no qual temos professores extremamente capacitados, tem professor que adora vir dar aula em nossa Instituição, por quê? Em razão dessa tradição que nós temos”, conclui o coordenador.

Publicado por Lorenna Costa

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024