2023
dez
01
Curso

7ª edição do Agrárias Chef aborda Copa do Mundo Feminina

Na terça-feira, 29 de outubro, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizou a 7ª edição do Agrárias Chef, competição culinária que integra os cursos de ciências agrárias e culinária. O evento, realizado na Unidade II da instituição, foi desenvolvido como método avaliativo das disciplinas de Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Processamento de Produtos Agroindustriais.

Neste ano, a iniciativa trouxe a essência da Copa do Mundo de Futebol Feminina para as cozinhas dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Neste desafio culinário, doze equipes representando países participantes do torneio se enfrentaram em uma competição intensa.

Os acadêmicos participam de todo o processo, seguindo as exigências de preparo de pratos, respeitando normas e regulamentos específicos, além de priorizar a excelência no sabor. Os principais critérios de avaliação abrangem a relação do produto com a cultura e a história, a análise do produto em si, incluindo embalagem, rotulagem, especificações, serviço de inspeção e considerações sobre alergênicos, além de explorar a estrutura organizacional envolvida.

O organizador do evento, professor mestre Thiago Fontolan Tardivo, explica que O Agrárias Chef é uma oportunidade para os estudantes dos cursos de ciências agrárias desenvolverem suas habilidades culinárias e aprenderem sobre o processamento de produtos agroindustriais.

A bancada de jurados foi composta pelas professoras Doutora Angélica Pedrico e Doutora Marina Delphino, docentes do UniCatólica, e pela Engenheira de Alimentos, Verônica França. Para a jurada, Angélica Pedrico, o Agrárias Chef contribui para o entendimento da cadeia agroindustrial dentro das ciências agrárias. “Nós, profissionais das ciências agrárias, trabalhamos para a produção de alimentos. Não só para isso, mas também para trazer uma segurança alimentar. Então, enquanto o profissional da agronomia trabalha para a produção vegetal, o pessoal da zootecnia trabalha na produção animal e o pessoal da veterinária trabalha muito na inspeção, garantindo essa segurança. Então, esse evento traz essa complexidade do estudante entender a importância da produção de alimentos e a importância de levar esse alimento para a mesa do consumidor.”, relatou.

Os jurados da competição, da esquerda para a direita: Profª Dra. Marina Delphino, Profª Dra. Angelica Pedrico, Prof. Me. Thiago Tardivo e a Engenheira de Alimentos, Verônica França.

 

Além disso, a docente destaca que o evento proporciona o intercâmbio cultural entre os acadêmicos e os países representados na competição. “Um dos traços mais fortes de uma nação são os hábitos alimentares. O acadêmico tem essa percepção de como aquele alimento é utilizado, os pratos que são utilizados através daqueles alimentos produzidos, principalmente os alimentos de origem animal. Isso é um marco muito importante. Isso traz a integralidade da questão acadêmica.”, frisou a docente.

 

Experiência Acadêmica

 A equipe vencedora da noite foi a American Vet, representante dos Estados Unidos, formada pelos acadêmicos do oitavo período de Medicina Veterinária: Taísa Tavares Ribeiro, Athirson Oliveira, Geovanna Alencar, Geraldo Martins e Samira Ferreira.

O grupo desenvolveu o meatloaf (bolo de carne). Para a acadêmica Taísa Tavares Ribeiro, a experiência agregou muito conhecimento. “Tudo o que estudamos na disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Animal com o professor Thiago Tardivo foi colocado em prática, desde identificar a qualidade da carne, maciez, adquirir suculência, até a obter conhecimento sobre as embalagens e rotulagens necessárias para uma possível venda do produto”, relatou.

A estudante relata ainda que participar da competição proporcionou um grande aprendizado sobre a cultura estadunidense. “Toda a emoção e responsabilidade de montar um prato do zero, pesquisando as origens e culinária de um país específico, foi um aprendizado sem igual. O meu país foi o Estados Unidos e pesquisei afundo sobre a culinária de lá. E quando nosso grupo decidiu fazer o meatloaf já sabíamos que ia ser um sucesso, devido os americanos amarem o prato.”, compartilhou.

A estudante relata que participar da competição proporcionou um aprendizado sobre a cultura dos Estados Unidos. ‘Toda a emoção e responsabilidade de montar um prato do zero, pesquisando as origens e culinária de um país específico, foi um aprendizado sem igual. O meu país foi o Estados Unidos e pesquisei a fundo sobre a culinária de lá. E quando nosso grupo decidiu fazer o meatloaf já sabíamos que ia ser um sucesso, devido os americanos amarem o prato.”, compartilhou.

 

As equipes e pratos

Equipe Ram Cooking, representando a Nigéria, com espetinho de carneiro com pasta de amendoim com pimenta; Equipe Fika, representando a Suécia, com bolas de carne bovina e suína; Equipe Panaviche, representando o Panamá, com ceviche de tilápia com banana caramelizada; Equipe La Casinha, representando o Haiti, com panelinha de peixe com frango; Equipe Koreia Street Food, representando a Coréia do Sul, com linguiça de carne de porco; Equipe Riquenhos, representando a Costa Rica, com tamales: pamonha com carne suína; Equipe Irlandeses, representando a Irlanda, com esconderijo: carne de cordeiro; Equipe Dinamáquina, representando a Dinamarca, com frika: almôndega de carne suína; Equipe American Vet, representando os Estados Unidos, com meat loaf: bolo de carne; Equipe Sabor das Ilhas, representando as Filipinas, com adobo filipino; Equipe KingFish, representando a Inglaterra, com nuggets de peixe com batata; e Equipe Doce Nuvem, representando a Nova Zelândia, com Pavlova.

 

 

 

O Agrárias Chef

A competição Agrárias Chef é realizada desde 2019 e é aberta a todos os acadêmicos da instituição, sem necessidade de inscrição prévia. Os pratos não são vendidos, mas são limitados e destinados à degustação dos jurados e alguns participantes.

O objetivo principal da competição é desenvolver habilidades e competências nos estudantes, de forma a auxiliá-los no conteúdo programático das disciplinas. A competição aplica a cultura Maker, que defende que qualquer pessoa pode construir, consertar ou criar seus próprios objetos.

 

 

Publicado por Lorenna Costa

Notícias Recentes

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes
25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente
24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum