2023
dez
12
Curso

Estudante de Engenharia Ambiental palestra na XIII SESMA

Durante os dias 27 e 30 de novembro, o acadêmico Zudivan Peterli, formando do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), participou como palestrante da XIII Semana Estadual de Saneamento e Meio Ambiente (XIII SESMA), com tema “Gestão Sustentável do Saneamento”, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES), em Vitória-ES.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção Espírito Santo, em parceria com o Sindicato das Empresas de Reciclagem do Espírito Santo (SimReciclo), trazendo temas ligados ao reúso da água, reciclagem e economia circular, sustentabilidade ambiental, possibilidades de aproveitamento de resíduos de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), de Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Aterros Sanitários.

Formando do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Zudivan Peterli, foi palestrante na XIII SESMA no Espírito Santo.

A programação contou a presença de autoridades do Setor de Saneamento e grandes nomes da Engenharia Sanitária nacional e de outras áreas afins, em palestras, painéis e mesas que discutiram e explanaram sobre a situação atual do Brasil, o Marco Legal do Saneamento, a importância do reúso como alternativa sustentável, e sua importância frente às condições climáticas que assolam o mundo e que pedem certa urgência em reutilização dos recursos hídricos.

O acadêmico foi um dos palestrantes, abordando o tema ligado a modernização e continuidade dos sistemas de tratamento de esgoto do tipo lagoas de estabilização dentro da mesa redonda de tema “Configurações Inovadoras de Lagoas de Estabilização e de Fotobiorreatores para o Tratamento e Recuperação de Recursos de Esgoto Sanitário”.

Para Zudivan a graduação na instituição desempenhou um papel essencial na obtenção de conhecimento técnico e científico. “O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UniCatólica aprofundou a minha percepção sobre a importância das tecnologias e saberes regionais, permitindo levar para outros estados brasileiros o conhecimento vivido e experimentado pelos professores de nosso curso e profissionais tocantinenses do saneamento.”, declarou.

Na ocasião, ocorreu uma mesa redonda moderada pelo Dr. Ing. Ricardo Franci (UFES) e teve como debatedores o Dr. Rafael Bastos (UFV), Dr. Mauro Roberto Felizatto (CAESB/UNESCO) e o formando Zudivan Peterli. “Foram abordados temas atuais sobre o saneamento e seus desafios para alcançar a universalização do esgotamento sanitário nas cidades brasileiras, contexto que levei a experiência tocantinense no uso de lagoas de estabilização, uma solução baseada na natureza (SBN) para o tratamento de esgoto sanitário, mostrando que tal sistema não é ultrapassado e deve continuar presente no rol de tecnologias disponíveis para alcançar a universalização em alinhamento com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, pois as SBN somam para a transformação do mundo em um ambiente mais justo, igualitário e sustentável.”, compartilhou o acadêmico.

Publicado por Lorenna Costa

Notícias Recentes

12 julho 2024
Docente de Psicologia apresenta trabalho em congresso nacional
11 julho 2024
UniCatólica entrega projetos feitos em parceria com Lajeado
10 julho 2024
UniCatólica abre vaga para Auxiliar de Secretaria Acadêmica