2014
out
23
Institucional

Conselheiro salesiano visita UBEC e reforça: é hora de internacionalizar o ensino

Brasília, 22/10/2014 – “A educação é o único fator que pode desenvolver os povos e precisamos unir esforços no sentido de intercambiar boas práticas nesta área”. A declaração é do integrante do Conselho Geral da Congregação Salesiana de Roma, Pe. Natale Vitali Forti, que visitou a União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC) na tarde desta terça-feira (21) acompanhado do Pe. Geraldo Caliman.

Na oportunidade, destacou que a UBEC, ao reunir várias congregações religiosas e uma Diocese em favor da educação, é um exemplo do que é possível fazer acreditando na educação como meio de transformação social. A congregação Salesiana integra o Grupo UBEC que é mantenedor de sete organizações de ensino no Brasil e é formado pela união de cinco províncias religiosas e uma Diocese.

Experiência e recursos – Hoje, os Salesianos estão presentes em instituições de ensino e de comunicação em 132 países e Pe. Forti sublinha que a internacionalização e o intercâmbio devem ser estimulados entre as organizações. “Temos experiência e recursos para esta finalidade e a globalização exige que se faça isto”, frisou.

Pe. Forti vive em Roma e a cada seis anos faz uma viagem específica para visitar todas as casas de atividades Salesianas na América Latina. Em 2009 foi a última vez que esteve na UBEC. Ao lembrar que o Brasil é a sétima economia do mundo, completou: sem investir em educação será difícil manter a posição. O Conselheiro entende que a hora é de focar no ensino superior para formar bons profissionais no País.

O Presidente do Conselho de Administração da UBEC, Ir. José Nilton Dourado, destacou a experiência das instituições mantidas em educação desde a básica até a pós-graduação. O Grupo atua na formação de mais de 32 mil estudantes.

 

Reforçar parcerias – Dourado salienta que o intercâmbio de professores, funcionários administrativos e alunos entre as instituições de ensino católicas do Brasil e do exterior já é uma realidade na UBEC. Contudo, atualmente, empenha-se em reforçar essas parcerias para além das congregações que integram o Grupo UBEC. “A UBEC tem consciência da importância do estímulo ao intercâmbio nos dias atuais e entende que tem na intercongregacionalidade um diferencial”, disse.

O Presidente adiantou que, no início de novembro, estará na VI Assembleia da Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior, nas Filipinas, com o propósito de abrir novos acessos para a internacionalização por meio de intercâmbios de alunos, professores e administrativos das mantidas com outras organizações católicas que atuam nos cinco continentes.(Texto:Teresa Cristina Machado)

 

Fotos: Raniere Pedroza/UBEC

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day
26 junho 2024
8ª edição do Agrárias Chef traz sabores dos estados brasileiros
24 junho 2024
Estudantes são premiados em Competição de Pontes de Palitos