Acadêmicos de Direito participam de Batizado da Toga

Em um momento de recepção dos ingressantes no curso de Direito do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), os acadêmicos do primeiro período participaram nesta quarta-feira, 30, do “Batizado da Toga”, promovido pelo coordenador do curso, professor Mestre Eric Migani.

Em uma cerimônia simbólica realizada durante as aulas de Introdução ao Estudo do Direito dos turnos matutino e noturno, os acadêmicos receberam instruções sobre a prática jurídica e a importância da toga como símbolo da profissão. O coordenador do curso e docente, Eric Migani, destacou a importância da ética e da responsabilidade social para os futuros advogados.

“A ideia desse Batizado da Toga é despertar no aluno o que ele veio fazer no curso de Direito, qual a finalidade que ele quer no curso. O acadêmico entra com algumas ideias, mas acaba sendo um pouco desacreditado da capacidade que ele pode desenvolver aqui dentro. No primeiro período, o estudante acredita que é impossível se tornar juiz, promotor, delegado e ser um advogado de sucesso. A ideia de tirar uma foto, vestir a toga e criar uma memória visual é para que ele mantenha firme o seu ideal, o compromisso e compreenda que, para usar essa toga e atuar no sistema de justiça, é preciso empenho e acreditar no conteúdo que está sendo ministrado em nossa universidade”, destacou Eric.

O Batizado da Toga

Sob a gestão atual, esta iniciativa, conhecida como “Batizado de Toga”, busca esclarecer dúvidas comuns entre os estudantes e proporcionar uma compreensão mais profunda das diferentes funções no sistema de justiça.

Durante o evento, os acadêmicos tiveram a oportunidade de fazer perguntas essenciais sobre a profissão, como: faixa salarial de um juiz, promotor e advogado. Além disso, houve discussões sobre as responsabilidades de cada posição no sistema de justiça, esclarecendo equívocos comuns sobre hierarquia.

O principal objetivo do “Batizado de Toga” é eliminar a ideia de superioridade entre os profissionais do sistema de justiça. No sistema, cada profissional desempenha um papel fundamental, seja como promotor, juiz ou advogado. O evento enfatiza que todos têm seu lugar e importância no funcionamento da justiça.

Um dos destaques foram as togas exibidas aos estudantes. Ao todo foram três togas do sistema de justiça de primeiro grau e uma toga do segundo grau, doada pelo Tribunal de Justiça que já foi utilizada durante sessões judiciais. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de usar as vestimentas, o que proporcionou uma conexão com a profissão e um sentimento de pertencimento à comunidade jurídica. “A principal finalidade do ‘Batizado de Toga’ é empoderar nossos alunos para falar que aqui ele consegue sim ser um belo profissional do sistema de justiça”, acrescentou o coordenador, Eric Migani.

Experiência dos ingressantes

Quem vivenciou este momento fundamental do curso foi o estudante do primeiro período do turno matutino, Thiago Martins de Carvalho. Ele conta que a vivência foi muito interessante, pois é uma forma de interação e aproximação do coordenador do curso e uma oportunidade para conhecer de perto as vestimentas jurídicas. “Foi uma experiência bacana e acredito que possa contribuir em nossa formação profissional, pois podemos ver as togas como inspiração para sermos quem quisermos. Também é legal ver de perto e vestir, pois quando as vemos nos juízes e promotores, por exemplo, imaginamos ser uma coisa bem distante, mas com essa iniciativa enxergamos que é possível chegar lá”, compartilhou o acadêmico.

A acadêmica do primeiro período do turno noturno, Hemylle Clarice Alencar, conta que cursar Direito é um sonho de infância. “O Batizado da Toga para mim foi uma experiência muito emocionante, me ver vestida do modo que eu sempre sonhei desde criança e saber que esse sonho está em processo de realização é um sentimento de pura alegria e satisfação. Eu sempre tive a certeza de que queria atuar como advogada, mas é muito bom o aprendizado sobre todas as partes, muitas coisas eu não tinha noção até o professor Eric nos explicar e é gratificante saber como funciona cada área do Direito”, concluiu Hemylle.

Publicado por Kezia Noá

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024