Núcleo de Arte e Cultura – NAC

O Núcleo de Arte e Cultura do UniCatólica visa fomentar a criação e a produção artística cultural por meio da integração entre professores, alunos, colaboradores e a comunidade. Uma iniciativa que tem como objetivo mapear, aproximar, integrar, fomentar, e dar visibilidade à produção artística local por meio de ações diversas.

De acordo com o pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu (2003), é no seio da sociedade que são gestados os mais importantes valores que formam o “Capital Cultural” dos indivíduos. É com base nesse conceito de capital cultural que se busca a sustentação científica e conceitual para as atividades propostas.

Todos os projetos realizados, sejam eles em forma de voluntariado, atividades extracurriculares ou projetos de extensão, buscam a participação de alunos, professores, voluntários e/ou convidados da sociedade civil, uma importante ferramenta de construção e troca de saberes para todos os envolvidos.

Docente responsável: Profª Ana Carla de Lira BotturaContato: ana.cbottura@p.catolica-to.edu.br

Projetos

O evento “SustDesign”, é uma aula especial onde através de exposição oral um arquiteto convidado, os professores e os alunos, debatem questões tangenciais sobre o tema. O evento é realizado no auditório da instituição onde se reúnem todas as turmas do curso de Arquitetura e Urbanismo. Trata-se de um importante momento para os alunos, tanto pela interação interdisciplinar, quanto pela importância da temática.Uma das edições o objetivo foi personalizar camisetas com técnicas de pintura com tinta em spray por meio de moldes cortados. A aplicação desta técnica permite uma produção rápida. Os alunos trouxeram camisetas usadas criando uma ressignificação para a peça. Ao todo foram personalizadas 38 camisetas.

De 15 a 19 de junho de 2020 aconteceu o primeiro SACODE – Semana de arte e Cultura Oficial dos Estudantes – no Centro Universitário Católica do Tocantins. A partir das 20 horas, uma semana inteira de arte e cultura sendo a cada dia, uma temática. O professor Adriano Alves esteve ao vivo todos os dias mediando debates e entrevistando artistas da região. A programação da semana foi dividida por eixos temáticos. Na Segunda-feira é foi dia de Literatura com um delicioso sarau literário com os poetas e escritores Osmar Casagrande e Edson Cabral, membros da Academia Palmense de Letras. Terça-feira foi dia de Teatro e cinema com o ator Cícero Belém e a produtora e cineasta Eva Pereira. Quarta-feira foi dia de dança e coreografia com a coreógrafa e produtora cultural Meire Maria Monteiro da Cia Contágius. Quinta feira foi dia de Artes Visuais com a Pós-doutora, fotógrafa e artista visual Amanda Leite junto com o Pesquisador Cid Biavatti que mantiveram um papo profundo sobre imagens. E para finalizar a semana, Sexta-feira foi dia de música, com Dorivã. Cantor conhecido como o Passarim do Jalapão.