2016
set
16
Institucional

Kátia Abreu ministra palestra sobre o Matopiba na abertura do II M&M

Começou ontem, dia 15 de setembro, o II M&M (Management Meeting), do curso de Administração da Católica do Tocantins. O evento, organizado em comemoração ao Dia do Administrador, contou com a presença da senadora Kátia Abreu, que ministrou a palestra “Matopiba: Desafios e Oportunidades”.

Atualmente, o Matopiba é considerado a maior e mais nova fronteira agrícola do país. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mais de 10 milhões de hectares podem ser incorporados à área plantada, que engloba 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares.

Em sua fala, a senadora abordou sobre o processo de desenvolvimento do Brasil. ” O desenvolvimento no país começou do Sul para o Norte. Até a década de 70 só se produzia café, que era importado. Com o preço dos alimentos em alta, o Governo Federal decidiu que o país iria produzir o seu próprio alimento. A vocação do Brasil é o agronegócio”, disse Kátia Abreu.

A palestrante também falou sobre a criação da Agência Matopiba e a importância do planejamento. A agência será uma organização público-privada, com um Conselho Deliberativo formado por representantes dos governos estaduais, governo federal e representantes da iniciativa privada. “Queremos mostrar para o mundo que vamos fazer diferente. Sem planejamento ninguém vai a lugar nenhum. Serão prioridades da agência: o desenvolvimento e aumento da eficiência da infraestrutura logística; apoio à pesquisa, tecnologia e inovação voltados às atividades agrosilvopastoris e a ampliação e fortalecimento da classe média no setor rural, por meio da implementação de instrumentos de mobilidade social que promovam a melhoria da renda, do emprego e da qualidade de produtores rurais”, explanou Kátia.

Durante a palestra, os estudantes conheceram os investimentos privados que já estão em andamento na região, como: o Eco Porto de Praia Norte, a Zona Especial de Negócios (ZEN), em Luzimangues, a indústria da Granol, em Porto Nacional, o Terminal da VLI, em Luzimangues. Também foram apresentadas as ações planejadas pelo Governo: 11 estações meteorológicas, 4 armazéns de grãos, implantação de um Centro Tecnológico em Sistemas Integrados, implantação de um Centro Tecnológico em Silvicultura e Agricultura de Baixo Carbono, 2 CEASAS (em Palmas e Barreiras), e 2 Centros Tecnológicos em Agricultura de Precisão de Baixo Carbono. “O Estado tem que ir onde a iniciativa privada não se interessa, não ver atrativos”, reforçou a senadora.

A discussão sobre o Matopiba terá continuidade na noite de hoje, 16, na palestra que será ministrada pelo agrônomo Ramis Tetu, com o tema “O Matopiba sob o olhar amplo da sustentabilidade”. A programação contará também com apresentações culturais, sorteios de brindes e gincana cultural.

 

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day
26 junho 2024
8ª edição do Agrárias Chef traz sabores dos estados brasileiros
24 junho 2024
Estudantes são premiados em Competição de Pontes de Palitos