set

Kátia Abreu ministra palestra sobre o Matopiba na abertura do II M&M

Começou ontem, dia 15 de setembro, o II M&M (Management Meeting), do curso de Administração da Católica do Tocantins. O evento, organizado em comemoração ao Dia do Administrador, contou com a presença da senadora Kátia Abreu, que ministrou a palestra “Matopiba: Desafios e Oportunidades”.

Atualmente, o Matopiba é considerado a maior e mais nova fronteira agrícola do país. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mais de 10 milhões de hectares podem ser incorporados à área plantada, que engloba 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares.

Em sua fala, a senadora abordou sobre o processo de desenvolvimento do Brasil. ” O desenvolvimento no país começou do Sul para o Norte. Até a década de 70 só se produzia café, que era importado. Com o preço dos alimentos em alta, o Governo Federal decidiu que o país iria produzir o seu próprio alimento. A vocação do Brasil é o agronegócio”, disse Kátia Abreu.

A palestrante também falou sobre a criação da Agência Matopiba e a importância do planejamento. A agência será uma organização público-privada, com um Conselho Deliberativo formado por representantes dos governos estaduais, governo federal e representantes da iniciativa privada. “Queremos mostrar para o mundo que vamos fazer diferente. Sem planejamento ninguém vai a lugar nenhum. Serão prioridades da agência: o desenvolvimento e aumento da eficiência da infraestrutura logística; apoio à pesquisa, tecnologia e inovação voltados às atividades agrosilvopastoris e a ampliação e fortalecimento da classe média no setor rural, por meio da implementação de instrumentos de mobilidade social que promovam a melhoria da renda, do emprego e da qualidade de produtores rurais”, explanou Kátia.

Durante a palestra, os estudantes conheceram os investimentos privados que já estão em andamento na região, como: o Eco Porto de Praia Norte, a Zona Especial de Negócios (ZEN), em Luzimangues, a indústria da Granol, em Porto Nacional, o Terminal da VLI, em Luzimangues. Também foram apresentadas as ações planejadas pelo Governo: 11 estações meteorológicas, 4 armazéns de grãos, implantação de um Centro Tecnológico em Sistemas Integrados, implantação de um Centro Tecnológico em Silvicultura e Agricultura de Baixo Carbono, 2 CEASAS (em Palmas e Barreiras), e 2 Centros Tecnológicos em Agricultura de Precisão de Baixo Carbono. “O Estado tem que ir onde a iniciativa privada não se interessa, não ver atrativos”, reforçou a senadora.

A discussão sobre o Matopiba terá continuidade na noite de hoje, 16, na palestra que será ministrada pelo agrônomo Ramis Tetu, com o tema “O Matopiba sob o olhar amplo da sustentabilidade”. A programação contará também com apresentações culturais, sorteios de brindes e gincana cultural.

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day