2023
nov
13
Institucional

UniCatólica realiza 1º Simpósio de Sanidade Aquícola

No cenário em constante evolução da aquicultura, a busca por práticas eficientes e sustentáveis é fundamental. Na sexta-feira, 10 de novembro, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) promoveu o 1º Simpósio de Sanidade Aquícola reunindo especialistas, pesquisadores e profissionais do setor para discutir e compartilhar conhecimentos sobre os desafios e avanços nesse campo.

O evento foi uma realização da instituição em parceria com a Secretaria da Pesca e Aquicultura, Adapec (Agência de Defesa Agropecuária), Governo do Estado do Tocantins e Embrapa, com o apoio da MSD Saúde Animal e GenoMar.

UniCatólica realiza 1º Simpósio de Sanidade Aquícola

Palestras abordam o cenário atual da sanidade aquícola

A primeira parte do simpósio se aprofundou nas questões atuais que permeiam o assunto. Especialistas destacaram os programas de sanidade aquícola e políticas públicas e qualidade de alevinos na produção aquícola.

O Professor Mestre Thiago Tardivo destacou que o simpósio foi uma oportunidade de proporcionar informações sobre a questão da sanidade aquícola no Tocantins, incluindo políticas públicas, pesquisa e melhores práticas. “O objetivo foi fornecer subsídios a estudantes, técnicos, gestores e piscicultores envolvidos diretamente no setor”, ressaltou o docente.

A Professora Doutora Marina Delphino, do curso de Medicina Veterinária, compartilhou durante palestra que a disseminação de informações sobre protocolos de sanidade aquícola é crucial para manter profissionais e acadêmicos atualizados na implementação de medidas de prevenção e controle de doenças. “Isso garante não apenas a sustentabilidade da cadeia produtiva, mas também impulsiona a inovação e a pesquisa, que é um importante elo entre os acadêmicos e o setor produtivo. Além disso, ajuda na capacitação contínua de profissionais, assegurando que estejam equipados com os conhecimentos mais recentes para enfrentar desafios do setor e contribuir para a segurança alimentar”, concluiu.

Um ponto central do simpósio foi a apresentação de pesquisas mais atuais na promoção da sanidade aquícola. Desde métodos de diagnóstico precoces até soluções sustentáveis, as discussões ressaltaram a importância da pesquisa contínua. O evento também apresentou vacinas e desafios sanitários na aquicultura.

O assunto foi conduzido pela Doutora Patrícia Maciel, representando no evento a Embrapa, que ressaltou o papel do evento para o desenvolvimento dos estudantes presentes. “As discussões das pesquisas em sanidade na Embrapa, acredito que ajudaram a atualizar os acadêmicos em relação ao tema nas questões mais atuais e funcionaram como um estímulo aos mesmos nas potencialidades que a área pode oferecer, em termos de estágios, aprendizado e chance de crescimento na área. A atuação dos acadêmicos de agrárias na área de aquicultura tem tomado mais atenção nos últimos anos, mas ainda não é uma área de destaque nos cursos e nem de interesse dos alunos. No entanto, observa-se que os cursos de agrárias nas universidades brasileiras, e no UniCatólica não é diferente, tem dado mais atenção à área, incluindo disciplina obrigatória na grade e oferecendo estágios na instituição. Aos poucos os discentes visualizam a área como um potencial campo de trabalho e tomam gosto pela atuação. Destaco esse ponto especialmente aos discentes de Medicina Veterinária.”, frisou Patrícia.

Além das palestras, sessões interativas permitiram aos participantes trocar ideias, levantar questionamentos e construir conexões. O 1º Simpósio Internacional de Sanidade Aquícola emergiu como um marco significativo na promoção da saúde e sustentabilidade na aquicultura. As discussões, descobertas e conexões estabelecidas durante o evento certamente continuarão a moldar o futuro dessa indústria.

O UniCatólica está engajado em ações voltadas para a aquicultura, conforme explica o docente, Thiago Tardivo. “Realizamos ações de pesquisa básica e capacitação dos acadêmicos, formação de mão de obra para atender as demandas e necessidades do setor aquícola, que é um setor que está em construção, precisa de profissionais capacitados atuando diretamente dentro da área para que realmente a atividade cresça no Brasil.”, concluiu.

 

 

Publicado por Lorenna Costa

Notícias Recentes

14 maio 2024
UniCatólica contrata Assistente Administrativo
13 maio 2024
UniCatólica divulga programação na Agrotins 2024
10 maio 2024
UniCatólica realiza entrega de donativos à Fazenda da Esperança