2023
jun
23
Institucional

UniCatólica lança projeto para adoção de cães abandonados

Frentiscão será em parceria com postos de combustíveis e ONGS

O abandono de animais de segurança em Palmas tem sido uma questão problemática e preocupante. Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da adoção responsável, os cursos de Administração, Direito e Medicina Veterinária do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) desenvolveram o projeto de extensão intitulado “Frentiscão”. Em parceria com postos de combustíveis da cidade e organizações não governamentais (ONGs), o objetivo do projeto é encorajar esses postos a adotarem cães abandonados e torná-los “funcionários” Frentiscão.

A iniciativa será liderada por estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Administração e Direito, com supervisão dos docentes Mestre André Raposo (Administração), Doutor César Melo (Direito) e Doutora Karina Perehouskei (Medicina Veterinária). A Professora Doutora Valdirene Cássia da Silva coordenará o projeto. Os trabalhos terão início nos próximos dias e consistirão no levantamento de postos de combustíveis e ONGs interessadas em participar da proposta. Em seguida, serão realizadas as parceiras de adoção e formação e orientação aos funcionários dos postos para melhor convivência com os animais.

Os postos de combustíveis parceiros do projeto receberão, periodicamente, acompanhamento dos alunos para avaliações do estado de saúde, segurança e qualidade de vida dos cães adotados. Todos os cães disponibilizados pelas ONGs para adoção deverão estar saudáveis, castrados e com a vacinação em dia.

A professora Dra. Valdirene Cássia pontua como os estudantes de cada curso atuarão no projeto. “A problemática dos cães abandonados está diretamente relacionada com a responsabilidade civil e criminal. Os alunos de Direito têm a oportunidade de estudar e compreender as leis que regem essa temática, bem como as punições para aqueles que abandonam animais de forma irresponsável. Para o curso de Administração, a experiência de lidar com a gestão desse projeto específico pode proporcionar aos alunos uma visão ampliada sobre a importância da responsabilidade social corporativa. Eles podem entender como ações voltadas para o bem-estar animal e para a comunidade em geral podem impactar positivamente a imagem e a sustentabilidade de uma empresa; e a participação dos alunos da Medicina Veterinária não apenas enriquece a sua formação profissional, mas também os tornam agentes de transformação social, promovendo o cuidado, a proteção e o amor pelos animais”, detalhou a docente.

Como participar?

Os estudantes interessados em ingressar no projeto devem entrar no grupo de WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/HtwKLFsfATXJN9ezMZtBU7 e acompanhar as orientações também pela página no Instagram: https://instagram.com/frentiscao.pmw?igshid=MzRlODBiNWFlZA==.

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day
26 junho 2024
8ª edição do Agrárias Chef traz sabores dos estados brasileiros
24 junho 2024
Estudantes são premiados em Competição de Pontes de Palitos