UBEC participa de encontro Marista de IES nas Filipinas

Desafios e oportunidades do ensino superior no contexto atual e o papel a ser desempenhado pela congregação Marista no mundo estarão em pauta entre os dias 9 e 13 de novembro, nas Filipinas, durante a VI Assembleia da Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior.

O Encontro bianual reúne reitores e gestores de instituições de ensino superior (IES) relacionadas aos Maristas com extensa programação de discussão desde o papel da missão evangelizadora da congregação considerada a realidade mundial, às decisões administrativas da Rede, segundo o anfitrião, Irmão Willy Lubrico, presidente da Notre Dame of Marbel University (NDMU), localizada na cidade de Koronadal nas Filipinas.

UBEC – A União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC) estará representada no evento pelo presidente do Conselho Administrativo, Irmão José Nilton Dourado, acompanhado pelos gestores das Instituições de Ensino Superior da organização: reitor Gilberto Garcia, da Universidade Católica de Brasília (UCB) e reitor Genésio Zeferino da Silva Filho, da Unileste.

Um dos grandes retornos deste evento, que vai reunir dirigentes de mais de 50 Instituições de Ensino Superior Maristas do mundo em torno de um programa de discussões e decisões elaborado dentro de um contexto e visão de futuro é, segundo o Irmão José Nilton, “a oportunidade de geração de novas alternativas de internacionalização para o ensino superior das unidades mantidas pela UBEC”. O último relatório Education at a Glance, um dos indicadores da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que, no Brasil, ainda é preciso avançar na internacionalização. Do total de matrículas do ensino superior, possuímos menos de 0,5% de estrangeiros, assinala. O Grupo UBEC quer associar-se aos esforços para melhorar este indicador, afirma o presidente. “Considerando as ofertas de ensino, pesquisa e extensão, nossos alunos já vivem a realidade de intercâmbios com faculdades Maristas do Brasil e outros países. Agora, pretendemos expandir de modo especial nas instituições que formam o Grupo UBEC. Com pontos de apoio em instituições de ensino nos cinco continentes, a UBEC tem condições de oferecer mobilidade aos estudantes e a possiblidade de usufruirem da nova geopolítica do conhecimento”, completa.

Integração – Representando a administração de uma rede de ensino que atua na formação de mais de 32 mil estudantes entre crianças, jovens e adultos, a UBEC e suas instituições educativas, seja no ensino básico ou na educação superior, além da qualidade, busca permanentemente integrar seus alunos às vivências diferenciadas no Brasil e no mundo com vistas a prepará-los para as oportunidades que virem a ter em suas vidas, reforça o presidente.

As instituições de ensino Maristas estão presentes em 79 países. No Brasil, são 59 colégios e seis instituições de ensino superior formando mais de 100 mil pessoas sob orientação ética, moral e religiosa baseada nos princípios Maristas, o que conforme José Nilton, “representa um valor atemporal para auxiliá-los nas escolhas seja enquanto nossos estudantes seja depois que deixarem os bancos escolares para atuarem no mercado”.

O item formação integral também está presente na pauta da VI Assembleia que se realiza sob o tema Educação Superior Marista: reunidos ao redor da mesma fogueira. Na programação, há tempo dedicado especialmente para tratar do Direito das Crianças e Adolescentes e as Instituições de Ensino Superior Maristas.

Gestão – A UBEC é uma Associação Civil confessional de direito privado, criada em 1972, gerida pela união de cinco províncias religiosas e uma diocese: A Província Lassalista de Porto Alegre – Irmãos Lassalistas; a Província São José da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo –  Padres e Irmãos Estigmatinos; a Província Marista do Centro Norte do Brasil – Irmãos Maristas; a Inspetoria São João Bosco – Salesianos de Dom Bosco; a Inspetoria Madre Mazzarello –  Irmãs Salesianas e a Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano de Minas Gerais.

Maristas – Nos cinco continentes, cerca de 3.500 Irmãos Maristas partilham da missão de formar cidadãos éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade com mais de 40.000 leigos e leigas Maristas. Atendem cerca de 500.000 pessoas.

Com atuação direta em 24 estados e no Distrito Federal os Maristas no Brasil são mais de 26 mil Irmãos, leigos, leigas e colaboradores que beneficiam cerca de 350 mil pessoas em 103 cidades brasileiras

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day