2020
out
26
Egressos

Egresso de Zootecnia conclui mestrado em Aquicultura

O egresso do curso de Zootecnia do Centro Universitário Católica do Tocantins, Hyago Jovane Borges de Oliveira, finalizou o mestrado em Aquicultura, com a linha de pesquisa em Tecnologias e Sistemas de Produção em peixes de água doce, pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, no Centro de Ciências Agrárias – CCA, na cidade de Florianópolis-SC.

Formado em 2018, defendeu a sua dissertação com o tema “Recria do pirarucu Arapaima gigas em diferentes sistemas de produção”, de forma remota no mês de outubro. Segundo ele, foi muito tranquila a conclusão do seu mestrado. “Já havia cursado todas as disciplinas de forma presencial antes da pandemia, então apenas a defesa de minha dissertação foi online ”, explica.

Hyago optou pelo mestrado em Aquicultura por ser a área que teve mais contato durante a sua graduação. “Durante todo o período do estágio trabalhei com pirarucu, desenvolvendo alguns estudos para o aprimoramento do cultivo da espécie em cativeiro, e no mestrado tive a oportunidade de dar continuidade a esses estudos”, finaliza.

Sobre a linha de pesquisa

A linha de pesquisa linha Tecnologias e Sistemas de Produção, escolhida por Hyago, engloba projetos que objetivam desenvolver e aprimorar tecnologias de produção de organismos aquáticos. São contemplados moluscos, camarões marinhos, peixes marinhos e de água doce e macroalgas. Os estudos desenvolvidos nesta linha de pesquisa têm servido como alavanca para o sistema produtivo em aquicultura, e tem foco na reprodução, larvicultura, engorda, qualidade de água, sistemas de cultivo e melhoramento genético de organismos aquáticos. A pesquisa nesta área, desenvolvida pelo Programa Pós-Graduação em Aquicultura propiciou a oferta, no mercado brasileiro, de pescados anteriormente provenientes exclusivamente da pesca extrativa como é o caso do camarão, dos mexilhões e das ostras.

Publicado por carla adriana

Notícias Recentes

26 abril 2024
Acadêmicos apresentam resultados do Projeto Frentiscão
25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes
25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente