Universidades assinam carta de apoio ao setor científico

Na tarde desta quinta-feira, 11, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), representado pelo reitor, professor doutor Gillianno Mazzetto, e pela professora doutora Ila Raquel Melo, participou do lançamento do Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) que busca promover crescimento ao setor científico no Tocantins.

O evento contou com a participação de vários pesquisadores e autoridades de todo o estado. Na oportunidade foi assinada a carta de intenções que conta com o apoio do UniCatólica, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade de Gurupi (UNIRG) e da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) para estruturar o Conselho de Reitores de Universidades do Tocantins que fortalecerá ações integradas de ensino, pesquisa e extensão das universidades, bem como desenvolvimento e difusão tecnológica no espaço econômico regional. O documento também reitera o apoio ao Governo do Estado nas iniciativas voltadas ao Parque Tecnológico do Estado a ser implantado em Palmas.

Para o reitor Gillianno Mazzetto “Poder participar do processo de desenvolvimento do Estado é para nós, uniCatólica, motivo de orgulho e de imensa responsabilidade. É muito cooperar e assim seguimos plantando as sementes para um amanhã melhor”, afirmou.

O Governador do Estado, Wanderlei Barbosa, participou do evento e elogiou a proposta das Instituições em alavancar o setor.  “Se nós aportarmos recursos para a ciência, a tecnologia e pesquisa seguramente estaremos lado a lado com outros estados e vamos promover a evolução tecnológica”, ponderou o Governador.

Publicado por Kezia Noá

01 julho 2024