maio

UniCatólica participa de visita técnica na Praia do Segredo

Na última sexta-feira, 05, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) participou de uma visita técnica na obra que está promovendo melhorias à infraestrutura do telhado e estacionamento da Praia do Segredo, em Lajeado, fruto da proposta de planejamento da revitalização, projeto realizado pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da instituição com apoio dos docentes.

Na oportunidade, estiveram presentes a pró-reitora acadêmica, professora mestre Mariana Lacerda, a coordenadora do Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis (LabSIS), professora doutora Ila Mello Cardoso, e o acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Airton Almero Carvalho, acompanhados pelo prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, secretários da pasta e população. O evento fez parte das comemorações do aniversário da cidade.

Em sua fala, o estudante deu detalhes da execução do projeto, juntamente com os demais acadêmicos. “Enquanto arquitetos, em toda obra ou projeto que nos propomos a fazer e executar sempre buscamos passar uma mensagem. E essa obra retratou isso, bem imponente, realmente para chamar a atenção, ter um destaque e conversar com a paisagem no entorno e com o público e ser um atrativo ainda maior para a praia e a cidade. E para nós, enquanto acadêmicos, essa experiência é super gratificante, pois possibilita termos conhecimento de como é feito na prática o nosso projeto, que sempre é supervisionado pelos professores, e vai ampliar nosso aprendizado sobre obras. Portanto, acrescenta muito ao nosso currículo participar de experiências assim, de algo tão grande e que vai revolucionar tanto a cidade de Lajeado. Em nome de todos os meus colegas de curso, ficamos bastante agradecidos pela confiança da gestão no nosso trabalho”, enfatizou Airton.

A parceria

Em 2021, a Instituição e a prefeitura municipal de Lajeado assinaram o termo de Cooperação Técnica, Acadêmica e de Extensão nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Engenharia e Arquitetura, Ciências Agrárias, Ciências Sociais e Jurídicas, de interesse comum tanto da universidade quanto do município de Lajeado.

Entre, o UniCatólia apresentou 10 projetos a Lajeado por meio da parceria firmada, entre eles: a recuperação da área de unidade de triagem e compostagem do município, proposta revitalização da Praia do Segredo com cobertura e pintura do estacionamento e restaurante, proposta de paisagismo no Balneário Ilha Verde, formação técnica sobre empreendedorismo para comerciantes e produtores rurais locais e ações de coleta de sangue e castrações de cães da cidade, a situação fundiária do município, um programa de reciclagem, a infraestrutura do Parque Industrial, um plano de educação permanente em saúde, um viveiro para produção de mudas e um levantamento topográfico.

Fotos: Prefeitura de Lajeado e UniCatólica

Publicado por Kezia Noá