2022
out
11
Parceria

UniCatólica lança projeto para fomentar a produção agropecuária

Na presença de autoridades, nesta terça-feira, 11, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) lançou o projeto Celeiro. A iniciativa busca criar uma rede de agro inovação com organizações pautadas em pesquisa, atividades e interesses socioambientais voltados a fomentar a produção agropecuária em pequena e grande escala, alcançando também a agricultura familiar em todo o estado do Tocantins.

Por meio de soluções agroambientais e biotecnológicas, o projeto buscará ainda ser uma referência promovendo ações para o desenvolvimento econômico e social da região MATOPIBA.

A ideia foi apresentada pelo reitor do UniCatólica, Gillianno Mazzetto, onde destacou que “É preciso pensar em forças que trabalhem conjuntas e aceleram a promoção do desenvolvimento do estado. Então tudo isso está envelopado dentro do que estamos chamando de projeto Celeiro, um instituto agroambiental e biotecnológico que está ancorado dentro de um modelo educativo que é a nossa matriz ecossistêmica, uma forma como educamos”, detalhou Gillianno Mazzetto.

Em sua fala, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt), Márcio da Silveira, comentou como o projeto vai cooperar para o desenvolvimento do segmento no Tocantins. “A grande contribuição foi colocar a proposta numa rede para o estado, uma política de governo, isso é muito interessante porque quando é recurso público precisamos dar retorno à sociedade. E como vamos fazer isso? Envolvendo outras instituições, montar um seminário a partir dessa grande ideia, que é uma rede da agro inovação, onde teremos que pegar as tecnologias que estão a caminho, as que já estão prontas ou àquelas que já estão sendo utilizadas e potencializá-las para que cheguem aos produtores. Essa proposta é muito interessante, pois abre horizontes para que o Estado possa entrar e participar, uma vez que envolve a política agrícola, o comércio, a indústria, o setor de treinamento, as instituições de ciência, tecnologia e inovação e de ensino”, destacou o presidente.

Os presentes

Estiveram presentes também o secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura da Seagro, Adenieux Rosa Santana, o analista da Coordenação Estadual de Ecossistemas de Inovação do Sebrae Tocantins, Rogério Maracaípe, a secretária executiva da Indústria Comércio e Serviços da Secretaria da Indústria Comércio e Serviços do Tocantins, Geanny Pinheiro, o gerente de Pecuária do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Ferreira de Oliveira, o coordenador do curso de Agronomia do UniCatólica, professor mestre Thadeu Texeira, a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora mestre Juliana Pieroni, a coordenadora do curso de Zootecnia, professora mestre Kedma Marinho e a coordenadora do Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis (LabSIS), professora doutora Ila Mello Cardoso.

Nos próximos dias as entidades idealizarão um seminário a ser realizado ainda neste segundo semestre de 2022, voltado a pequenos, médios e grandes produtores, profissionais da agropecuária, cooperativas, sindicatos e demais interessados.

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos
12 julho 2024
Docente de Psicologia apresenta trabalho em congresso nacional