2023
jun
23
Pesquisa e Extensão

UniCatólica garante 75 bolsas para incentivo à pesquisa

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) foi uma das oito Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT&I) contempladas com 75 bolsas, no valor de R$ 700, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), para incentivo ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapt). As bolsas são mensais e válidas por dois anos. A cerimônia de assinatura do Termo de Acordo de Cooperação (TAC) aconteceu nesta quinta-feira, 22, na sede da Fundação.

A pró-reitora acadêmica do UniCatólica, professora Mestre Mariana Lacerda, esteve presente no evento. Em sua fala, a docente explica como esse incentivo contribui para a formação acadêmica e, consequentemente, fomenta a iniciação científica no estado. “Essa é uma grande oportunidade para os acadêmicos do UniCatólica e para o fortalecimento da produção científica do nosso ecossistema educativo. Os estudantes contemplados com essas bolsas terão a possibilidade de desenvolver projetos nas mais diversas áreas do conhecimento e nesta perspectiva, no nosso entendimento, é que tais projetos contribuirão de alguma forma para o desenvolvimento do estado do Tocantins”, ponderou Mariana.

A iniciativa

Ao todo, a iniciativa soma mais de R$ 3 milhões que serão revertidos em bolsas para alunos e professores pesquisadores de oito ICT&I públicas e privadas. Cada Instituição que aderiu ao edital e foi contemplada tem direito a 75 bolsas. Além do UniCatólica, participaram da seleção, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Centro Universitário de Palmas (Unitop).

Com informações da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT)

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

26 abril 2024
Acadêmicos apresentam resultados do Projeto Frentiscão
25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes
25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente