jun
Pesquisa e Extensão

UniCatólica garante 75 bolsas para incentivo à pesquisa

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) foi uma das oito Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT&I) contempladas com 75 bolsas, no valor de R$ 700, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), para incentivo ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapt). As bolsas são mensais e válidas por dois anos. A cerimônia de assinatura do Termo de Acordo de Cooperação (TAC) aconteceu nesta quinta-feira, 22, na sede da Fundação.

A pró-reitora acadêmica do UniCatólica, professora Mestre Mariana Lacerda, esteve presente no evento. Em sua fala, a docente explica como esse incentivo contribui para a formação acadêmica e, consequentemente, fomenta a iniciação científica no estado. “Essa é uma grande oportunidade para os acadêmicos do UniCatólica e para o fortalecimento da produção científica do nosso ecossistema educativo. Os estudantes contemplados com essas bolsas terão a possibilidade de desenvolver projetos nas mais diversas áreas do conhecimento e nesta perspectiva, no nosso entendimento, é que tais projetos contribuirão de alguma forma para o desenvolvimento do estado do Tocantins”, ponderou Mariana.

A iniciativa

Ao todo, a iniciativa soma mais de R$ 3 milhões que serão revertidos em bolsas para alunos e professores pesquisadores de oito ICT&I públicas e privadas. Cada Instituição que aderiu ao edital e foi contemplada tem direito a 75 bolsas. Além do UniCatólica, participaram da seleção, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Centro Universitário de Palmas (Unitop).

Com informações da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT)

Publicado por Kezia Noá

26 abril 2024