nov
Pesquisa e Extensão

Trabalhos da XIII Jornada de Iniciação Científica são premiados

Aconteceu nos dias 18 a 20 de outubro a XIII Jornada de Iniciação Científica e Extensão do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) com o tema Ciências Básicas e Tecnologias Sociais. O evento reuniu estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas para discutir temas relevantes para a ciência e a sociedade. No último dia 17, estiveram presentes na unidade I a reitora Dra. Andrea Carla Alves Borim, a pró-reitora acadêmica Ma. Mariana Lacerda Barboza Melo e membros da coordenação de pesquisa e extensão, além dos docentes, acadêmicos e familiares para a premiação desses trabalhos.

A reitora Dra. Andrea Carla Alves Borim esteve presente na premiação dos participantes da XIII Jornada de Iniciação Científica e Extensão

Durante a jornada, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar projetos de pesquisa, extensão e estágios. Os trabalhos foram avaliados pelos docentes membros do comitê técnico científico do UniCatólica. Dessa forma, foram consideradas as maiores notas do trabalho e apresentação dos bolsistas do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) UniCatólica.

Para o professor Doutor Peter Gaberz Kirschnik, orientador do trabalho da discente Giovana Andrade Buzolim, intitulado Desempenho de juvenis de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) suplementadas com Lemna sp; um projeto pensando principalmente para ajudar os pequenos produtores de peixes, a fim do uso das lemnas como suplementação ser uma alternativa para diminuir os custos com as rações comerciais; esse tipo de iniciativa é fundamental. “Essas pesquisas do PIBIC propiciam que o estudante saia da zona de conforto e permite que eles se arrisquem mais e entendam melhor os conceitos teóricos vistos em sala de aula. Isso é importante não apenas para a vida acadêmica dos estudantes, mas também para a vida em comunidade”, ressaltou o docente.

“Fiquei extremamente grata por receber essa premiação incrível. É uma honra ser reconhecido pelo meu trabalho, e dedico este prêmio a todos que contribuíram para o sucesso dele”, complementou a estudante premiada.

Outra pesquisa premiada foi a da estudante Adelaide Amaral Gomes: A participação comunitária na gestão do espaço público: Experiências de urbanismo tático em Palmas- TO. Para a orientadora de Adelaide, a Professora Doutora Ana Carla de Lira Bottura, o trabalho, que faz parte do primeiro projeto do Grupo de Pesquisa LAB-TAT, do curso de arquitetura; identificou ações desta natureza em Palmas e teve, como produto final, uma cartilha, cujo o objetivo é orientar as próximas ações do grupo. “Essas ações estarão voltadas para mobilização comunitária em torno da discussão sobre a cidade que queremos e da promoção de intervenções urbanas com a participação popular, buscando fomentar a criação de políticas públicas que atendam efetivamente aos anseios dos cidadãos”, destacou a docente.

“A pesquisa é crucial para o desenvolvimento urbano em termos sustentáveis e sociais ao compreender práticas que fortalecem a coesão social e a qualidade de vida. Estas iniciativas, ao oferecerem uma voz ativa às comunidades, enriquecem a diversidade urbana e estabelecem uma base para decisões mais inclusivas e sensíveis às necessidades específicas de cada região”, complementou Adelaide.

Os participantes foram premiados com certificado de menção honrosa ao docente e ao bolsista.

A estudante Ellen Saures da Silva Ramos foi premiada pelo trabalho Avaliação do potencial toxicológico do extrato bruto da flor Caryocar Brasiliense Frente A Artemia Salina orientado pela professora Doutora Obede Rodrigues Ferreira e ressaltou que o trabalho se faz importante dentro e fora da comunidade acadêmica. “No âmbito acadêmico, reforça a necessidade de mais pesquisas dentro da toxicologia veterinária. E nos extramuros, ele desempenha um papel fundamental ao auxiliar os produtores rurais na prevenção de intoxicações que resultam em prejuízos financeiros e comprometem o bem-estar animal”, destacou.

Os estudantes foram premiados com placas de 1° , 2° e 3° lugar, além de certificado de menção honrosa ao docente e ao bolsista. Para a organizadora do evento, a professora Doutora Evelynne Urzêdo Leão essa experiência permite a valorização da atuação na pesquisa, estímulo à desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, conhecimento adquirido para a vida profissional.

Publicado por Luma Marinho

25 abril 2024