2022
nov
23
Parceria

UniCatólica entrega projetos às famílias do Lago Norte

No Tocantins, a iniciativa ATHIS Universitária é pioneira pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCatólica

Na noite desta quarta-feira, 23, a partir das 19h na Igreja Batista localizada na Avenida NS10, dez famílias que residem no setor Lago Norte serão beneficiadas com a 2ª entrega de projetos arquitetônicos para construção, ampliação e reforma domiciliar. A iniciativa “ArqTeto Social” é desenvolvida pelo Escritório de Práticas e Arquitetura e Cidade (EPAC), por meio dos acadêmicos da disciplina de Estágio do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e conta com o apoio da Associação de Moradores local para fazer o levantamento das demandas da população.

O projeto ArqTeto, atende as normativas de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) prevista pela Lei Federal N° 11.888/2008, e busca oferecer apoio técnico gratuito às famílias de baixa renda no desenvolvimento de projetos arquitetônicos voltados ao direito à moradia na capital. No Tocantins, a iniciativa ATHIS Universitária é pioneira pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCatólica e já alcançou outras treze famílias no primeiro semestre de 2022.

“O interessante dessa iniciativa é que os acadêmicos conseguem ter acesso à realidade profissional, desde entrevistar o cliente para levantamento de demandas dos projetos, bem como o desenvolvimento e apresentação da proposta e o melhor de tudo por meio da extensão universitária via o conceito de ATHIS”, destacou a coordenadora do EPAC, a professora mestre Fernanda Bandeira.

Para o presidente da Associação dos Moradores da região, Gabriel Marques, a ação proporciona uma vida mais digna às pessoas. “Essa parceria, por meio do projeto, trouxe vários benefícios à comunidade local. Quando o estudante vai na casa e faz o projeto junto ao morador, de acordo com as suas necessidades que é uma adequação daquela residência, ele renova as expectativas de melhoria na casa e dá condições para que essa pessoa faça mudanças com orientação, dignidade, qualidade de vida e saúde”, enfatizou o presidente.

A experiência acadêmicaAcadêmico do nono período de Arquitetura e Urbanismo, Airton Almero, carrega uma bagagem repleta de boas experiências adquiridas por meio do projeto ArqTeto. Ele conta que a iniciativa abriu um leque de oportunidades e conhecimentos. “Participar deste momento e deste projeto de assistência técnica de interesse social me abriu um horizonte que eu desconhecia dentro da minha própria profissão, porque muitas vezes, o Arquiteto tem a fama de servir só a ‘elite’ e não bem é assim, o que acontece é que essa área de atuação não é divulgada na sociedade, e ainda mais no Brasil que existem aproximadamente 40% dos domicílios precisando de reformas e demais serviços de arquitetura, esse nicho se torna ainda mais necessário para a nossa classe, como trabalho e para a população, que pode obter um serviço de um profissional técnico e qualificado que é o Arquiteto e Urbanista”, disse o estudante.

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

30 novembro 2022
UniCatólica realiza 5º Agrárias Chef
28 novembro 2022
UniCatólica lança campanha de descontos para novos estudantes
28 novembro 2022
Colóquio de Agroinovação foi realizado na última sexta, 25