UniCatólica e Prefeitura atendem mais de 150 animais em Lajeado

Neste último sábado, 16 de setembro, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Lajeado realizaram um mutirão com vacinação antirrábica animal e coletas de sangue para testes rápidos de diagnóstico de Leishmaniose visceral canina na cidade. A Ação Vet atendeu gratuitamente mais de 150 cães e gatos das residências dos setores Áurea, Carlos Luz, Centro e Mirantes I e II.

As coletas e imunizações foram conduzidas por mais de 30 estudantes de Medicina Veterinária do UniCatólica, supervisionados pelas docentes Doutoras Simone Vieira Castro e Marina Karina Delphino, juntamente com os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde acompanhados pelo médico veterinário do município, Severino Neto.

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Mestra Juliana Pieroni, as atividades práticas são fundamentais para os acadêmicos. “A participação dos estudantes em projetos de extensão, como o de Lajeado, é muito valiosa, pois os prepara para enfrentar desafios do mundo real, desenvolvendo habilidades como liderança, trabalho em equipe e comunicação. Além de possibilitar o contato com a comunidade e a vivência prática da importância do médico veterinário na saúde pública”, enfatizou a docente.

Quem obteve muito aprendizado durante a ação foi a acadêmica do segundo período do curso, Nara Poliana Gomes Rocha. Ela pontua detalhes marcantes da vivência em campo. “A campanha realizada em Lajeado foi uma experiência única, uma ação extensionista da disciplina de Imunologia em que consegui adquirir muito conhecimento tanto teórico,  quanto prático. Eu não imaginava, enquanto estudante do segundo período, que teria todo esse contato logo no começo. São esses tipos de iniciativas que me fazem ficar cada vez mais interessada pelo curso que escolhi”, compartilhou a estudante.

A expectativa da população

Quem avaliou muito bem a iniciativa foi a moradora da cidade e tutora de dois cães atendidos das raças Americano e Pinscher 2, a Sra. Luana Ramos de Sousa. “Eu achei muito importante o trabalho que fizeram, pois existem muitas pessoas que não conseguem sair de casa e eles tiveram essa preocupação de fazer a visita, de conversar com a gente, vacinar os animais e coletar o sangue para realizar os exames, de forma muito atenciosa e paciente com todos”, destacou Luana.

A segunda etapa da campanha acontecerá no dia 30 de setembro voltada aos atendimentos de animais dos setores Aeroporto, Entre Serras e Beira Lago.

Publicado por Kezia Noá

25 abril 2024