2021
dez
09
Parceria

UniCatólica e MPTO assinam acordo de cooperação técnica

A parceria vai criar uma rede de atendimento e apoio às vítimas de crimes violentos no Tocantins

Foi durante a cerimônia de um evento realizado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos,  na manhã desta quinta-feira, 09, que o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), assinou o Acordo de Cooperação Técnica e Operacional n. 024/2021, que visa a criação de uma rede de atendimento e apoio a vítimas de crimes violentos.

A parceria, firmada entre a Instituição e o MPTO, acontecerá por meio de projetos de extensão e do Núcleo de Práticas Jurídicas que envolverão acadêmicos, docentes do UniCatólica e membros do Ministério Público, buscando oferecer atendimento multidisciplinar, por meio de uma equipe técnica e multidisciplinar especializada em atender, informar, orientar e incluir vítimas de crimes violentos, notadamente os decorrentes de violência policial, crimes patrimoniais, domésticos e sexuais.

Em sua fala, o reitor do UniCatólica, professor doutor Gillianno Mazetto chamou a atenção para a missão da Instituição na busca pela garantia dos direitos humanos. “O que acabamos de assinar aqui é a formalização de uma grande intenção em prol da população tocantinense, principalmente daqueles mais necessitados. Quando falamos em direitos humanos, eles precisam ser recordados nos seus fundamentos mais básicos de que existem pessoas a serem reconhecidas nas suas condições históricas e que tudo isso compõe o enredo que é a vida em sociedade. Existem vidas silenciadas que precisam de espaço de voz para serem ouvidas, um lugar de fala como chamamos na academia, e é diante disso que viemos firmar esse compromisso”, frisou o reitor.

O Procurador-Geral de Justiça do Estado, Dr. Luciano Cesar Casaroti, destacou o impacto positivo que a iniciativa vai gerar para a sociedade tocantinense.  “Esse acordo vai oferecer atendimento psicossocial e jurídico às vítimas, será muito valioso e necessário àqueles que sofrem algum tipo de violência. Isso mostra que através da união podemos minimizar um pouco a dor dessas vítimas, agir para que as agressões tenham fim e que os infratores sejam devidamente penalizados”, afirmou o Procurador-Geral.

O evento

Após a assinatura do Acordo, o evento deu sequência com a palestra “DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS: Movimentos, resistências e Desafios Atuais para a garantia dos Direitos Humanos” e contou com a participação do coordenador do curso de Direito do UniCatólica, professor mestre Eric Migani, que conduziu o tema “A violência institucional de gênero”.

 

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

14 maio 2024
UniCatólica contrata Assistente Administrativo
13 maio 2024
UniCatólica divulga programação na Agrotins 2024
10 maio 2024
UniCatólica realiza entrega de donativos à Fazenda da Esperança