jun

UniCatólica e Lajeado atendem 282 cães em Ação VET

Neste último sábado, 04 de junho, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Lajeado realizaram um mutirão com vacinação antirrábica animal e coletas de sangue para testes rápidos de diagnóstico de Leishmaniose em 282 cães do município. Os atendimentos foram realizados, de forma gratuita, nas residências e na Praça 5 de Maio, localizada ao lado da Secretaria de Saúde.

A iniciativa, intitulada “Ação Vet”, contou com o acompanhamento dos agentes de saúde locais, docentes e cerca de 40 acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do UniCatólica que foram acompanhados pela coordenadora do curso, Juliana Pieroni.

A Cadela Akira, de 2 anos, foi a primeira a ser atendida pela ação. Edison Santos Ramalho, seu tutor, falou da alegria em levar a cadela para vacinar e realizar a coleta de sangue. “É a segunda vez que trago e foi uma experiência boa! Receber os alunos do UniCatólica deu pra ter uma noção da importância sobre a vacina e a coleta de sague para identificar possíveis doenças nos cães”, disse.

Juliana Pieroni, coordenadora do curso de medicina veterinária do UniCatólica falou da importância desta ação. “Esse mutirão que estamos fazendo com a Prefeitura é fundamental, principalmente, por conta da saúde dos animais e de toda a população de Lajeado. Estamos falando de duas doenças que é raiva e a Leishmaniose, além disso para os nossos alunos é essencial ter essa vivência prática e a atuação com a comunidade”, destacou.

“Essa parceria entre Lajeado e o UniCatólica, em diversos segmentos, tem fortalecido nossas políticas públicas aqui no município e na área da saúde temos essa iniciativa, por meio do curso de medicina veterinária, onde realizamos ações como a do Calazar e hoje estamos fazendo a coleta para detecção dos animais que tem Leishmaniose e promovendo a antecipação da vacina antirrábica”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Ronisvaldo Pinho.

Com informações da Prefeitura de Lajeado

Publicado por Kezia Noá