2023
fev
24
Foto: Safra de 2019. Imagem: Acervo pessoal
Parceria

UniCatólica e Cervejaria desenvolvem pesquisas com lúpulo

Uma parceria entre o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e a Cervejaria Krahö está produzindo pesquisas com lúpulo pela primeira vez no Tocantins, um dos principais insumos para a produção da cerveja. O plantio já recebeu as primeiras mudas no alto da Serra de Lajeado, cerca de 70 quilômetros de Palmas, e segue com experimentos em campo sob a supervisão do coordenador do curso de Agronomia da Instituição, Thadeu Teixeira.   

A ideia da parceria surgiu quando um dos proprietários da cervejaria, Paulo Jordão, apresentou o cultivo do lúpulo ao reitor do UniCatólica, professor doutor, Gillianno Mazzetto, e ambos decidiram firmar a cooperação, como dá detalhes. “Após apresentar a proposta também ao coordenador do curso de Agronomia, firmamos o termo de cooperação entre as partes para desenvolver pesquisas em adaptação de novas variedades, adubação, trato do solo, irrigação e outros. A produção de lúpulo vem crescendo em todo país e com bons resultados, hoje é uma excelente oportunidade para a agricultura familiar por apresentar alta rentabilidade. Assim, poderemos incentivar outros produtores e oferecer oportunidade de formar mão de obra técnica para trabalhar com o plantio” disse Paulo.  

Paulo Jordão na plantação de lúpulo. Imagem: Acervo pessoal

O coordenador do curso de Agronomia do UniCatólica, Thadeu Teixeira, explica a necessidade dos estudos para a produção. “É uma espécie nova a ser cultivada aqui no estado e realmente precisa de todo um trabalho de pesquisas e, consequentemente, validação para que possamos fazer a recomendação aos produtores. Iremos trabalhar tanto na parte de sistema de produção de mudas, melhores substratos, manejo da cultura que vai desde a adubação, pragas a doenças”, destacou o docente.

A tipificação

Hoje, duas variedades cultivadas são novidades na plantação: a Comet e a Cascade. Outras duas já adaptadas ao clima local que estão em fase de replicação das mudas para plantio são as variedades Nugget e Zeus. A orientação para a colheita da safra é entre outubro e novembro deste ano.

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum
22 abril 2024
UniCatólica participa de projeto promovido pelo MPTO
19 abril 2024
Egressa de Zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA