Pesquisa e Extensão

Projeto “Psis para a Vida” promove ações em apoio à saúde mental

O curso de Psicologia do Centro Universitário Católica do Tocantins levou o conhecimento e abordou diversas temáticas durante todo o mês de Setembro Amarelo. Com o propósito de promover o cuidado em saúde mental, o curso realizou diversas atividades que integram o projeto de extensão ‘Psis para a Vida’, sob a orientação da professora Daniela Aparecida Araújo Fernandes.

Atualmente em fase de cadastramento na instituição, o projeto adiantou suas propostas de ações para abranger o mês da prevenção ao suicídio. Dentre as diversas atividades práticas realizadas em apoio a causa da saúde mental, destacam-se um cine debate realizado no auditório do UniCatólica, cartazes de prevenção ao suicídio e orientações de auxílio foram expostos nos murais da instituição, poesias reflexivas de valorização à vida, a iniciativa dos ‘Balões do Sentimento’ realizados no hall da Unidade I.

As atividades não se limitaram ao UniCatólica; também levou uma oficina abordando mitos e verdades relacionados à prevenção do suicídio na Unidade de Saúde da Família (USF) Laurides Lima Milhomem, proporcionou uma palestra sobre o cuidado em saúde mental na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais Tavares, e realizou uma live com o título ‘A epidemiologia do suicídio no estado do Tocantins – quais as contribuições da Psicologia’ para o Conselho Regional de Psicologia (CRP/TO).

A idealizadora do projeto, professora Daniela Aparecida Araújo Fernandes, enfatiza a relevância desse tipo de iniciativa para a comunidade. “O projeto de extensão tem como objetivo a interação da Universidade com a sociedade, onde a primeira transmite conhecimentos acadêmico-científicos e a segunda transmite experiências vivenciais.”, destacou a docente.

Daniela enfatiza que a promoção da valorização da vida por meio dessas ações é uma causa que deve perdurar. “A proposta é que o projeto continue ao longo do tempo, e não se restrinja ao mês de setembro, assim como, viabilizarmos também a pesquisa, como exemplo, com criação de um grupo de estudos e produções cientificas. Coordenar esse projeto, é de grande satisfação e relevância para mim como professora e pesquisadora da temática que aborda os comportamentos suicidas.”, afirmou.

Experiência dos acadêmicos

As ações envolveram a participação de vários acadêmicos, incluindo Yasmin Sena de Lima dos Santos, estudante do segundo período de Psicologia, para quem fazer parte deste projeto tem sido uma experiência repleta de aprendizado. “O projeto me ensinou a importância de ouvir e oferecer apoio aos que precisam e como pequenas ações fazem uma grande diferença, uma vez que as ações realizadas pelo grupo podem fazer uma diferença enorme na vida de alguém. Dessa forma, essa experiência enriquece minha jornada como estudante de Psicologia, visto que amplia minha compreensão prática das questões de saúde mental.”, afirmou a estudante, que descreve como “gratificante”, a oportunidade de participar de atividades como essas, que contribuem para a construção de uma sociedade mais empática e solidária.

Alana Carvalho da Silva, também estudante do segundo período, compartilhou a sua experiência no processo de escuta e acolhimento das pessoas. “A gente aprende a ter uma escuta ativa com os outros, valorizar as experiências de vida, entender como o ambiente pode condicionar a nossa saúde e mostrar que buscar ajuda e ser cuidada, é uma ótima opção.” A acadêmica destacou que as ações desenvolvidas desempenham um papel fundamental na comunidade acadêmica, uma vez que fomentam a compreensão de uma rede de apoio e sensibilizam os estudantes para esses temas. “Como futura Psicóloga, eu coloco em pauta o principal objetivo do meu trabalho: acolher as pessoas e ajudá-las a ter saúde e uma qualidade de vida melhor.”, concluiu a acadêmica.

Publicado por Lorenna Costa

25 abril 2024