set

Medicina Veterinária realiza ação de extensão em supermercado

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, acadêmicos do sexto período do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), realizaram uma ação de pesquisa com consumidores locais com ênfase na XX Semana do Pescado, no supermercado Gigante Atacadista, no centro da capital.

A Semana do Pescado é uma campanha do Ministério da Pesca e Aquicultura tem como objetivo fomentar o empreendedorismo pesqueiro, englobando todos os setores ligados à cadeia produtiva pesqueira e aquícola.

A atividade está integrada ao cronograma de um projeto de extensão coordenado pelo professor do curso, Mestre Thiago Tardivo. Durante a ação, os estudantes conduziram a coleta de informações com os consumidores presentes, aplicaram formulários e ofereceram uma degustação de caldo à base de pintado, preparado por eles.

“Nessa etapa, eles estão envolvidos em atividades como fomentar o consumo, estabelecer parcerias com supermercados, criar conteúdo de mídia digital, promover o consumo, e destacar os benefícios, pratos locais produzidos com pescado, com ênfase nos produtos provenientes da piscicultura.”, explica o docente.

A segunda parte do projeto, que ocorrerá de outubro a novembro, envolverá o “Agrário Chefe”, em que os estudantes desenvolverão um e-book contendo todas as receitas criadas durante essa etapa.

Interação com a comunidade

A acadêmica de Medicina Veterinária, Samuelle H. P. Straiotto, participou da atividade de extensão e compartilhou como foi a experiência em campo com a comunidade. “Para mim, poder fazer parte desse projeto, de realmente acompanhar e planejar os detalhes, fez com que eu pudesse colocar em prática tudo o que foi me passado dentro da sala de aula. E poder ver na prática como os pescados influenciam na vida das pessoas e ter a interação com os consumidores de pescados foi prazeroso. Com certeza, esse evento foi essencial para meu desenvolvimento profissional e interpessoal.”, afirmou a estudante.

A estudante Marianna da Silva Morais, que também participou da ação, destacou a importância de atividades que integram os acadêmicos à comunidade. “Tivemos um aprendizado que nos levou para fora da faculdade, para ter esse contato com as pessoas, saber dialogar, trabalhar em grupo, conhecer um pouco mais sobre a Semana do Pescado, que é tão importante. É uma semana nacional e que tem uma relevância muito grande, principalmente nesse segundo semestre, por ter um consumo menor de peixe.”

A acadêmica destaca que participar ativamente de uma atividade relacionada à Semana do Pescado proporcionou uma compreensão mais profunda da importância de incentivar o consumo de peixe, do pescado como produto e do mapeamento do consumo das pessoas no mercado, além de ressaltar o impacto que isso gera no mercado.

“Agregou muito para o meu conhecimento, não só dentro da faculdade, mas também fora,” frisou Marianna.

Publicado por Lorenna Costa

25 abril 2024