out

XIII Jornada de Iniciação Científica e Extensão do UniCatólica

A XIII Jornada de Iniciação Científica e Extensão do Centro Universitário Católica do T0cantins (UniCatólica) reuniu estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas para discutir temas relevantes para a ciência e a sociedade. O evento foi realizado nos dias 18 a 20 de outubro e teve como tema “Ciências Básicas e Tecnologias Sociais”.

Ao longo de três dias, os participantes vivenciaram uma trilha de conhecimento com palestras de renomados profissionais, mesas redondas informativas e apresentações de resumos de projetos de pesquisa, extensão e estágios nas unidades I e II da instituição. Um dos destaques foi a apresentação oral dos projetos de pesquisa do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), que trouxeram à tona ideias inovadoras.

O principal propósito da Jornada foi a divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos por docentes e discentes, pontua a professora Doutora Leila Dias Pereira da Costa, que integrou a organização do evento. “Essa atividade permitiu que outros estudantes conhecessem as pesquisas e se sentissem motivados a participar de novos projetos para os próximos ciclos de iniciação científica da instituição. A pesquisa é um dos eixos que fortalece uma instituição de ensino como o UniCatólica, promovendo possibilidades de parcerias em áreas específicas pensando a sustentabilidade e os ODS da agenda 20/30 da ONU, bem como o desenvolvimento do Tocantins e da Região Amazônica.”, frisou a docente.

O evento explorou um amplo espectro de conhecimento, abrangendo ciências sociais, engenharia, saúde e tecnologia. Para a  professora Doutora Evelynne Urzêdo Leão, a jornada é uma iniciativa que  proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa, aprofundar o conhecimento das áreas de interesse do seu curso e contribuir para a produção de conhecimento científico. “Essas experiências podem impactar positivamente o desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante.”, destacou a docente.

Oficina: “LinkedIn, Currículo Vitae e Currículo Lattes: como utilizar essas ferramentas para inserção no mercado de trabalho”, ministrada pela professora Doutora Silmara Sanae Sakamoto de Lima e professor Mestre André Raposo.

Mesa Redonda: “Direitos Humanos: mulheres, infância e adolescência”, realizada pelo Observatório de Direitos Humanos do Unicatólica, sob mediação da professora Doutora Leila Dias de Amaral e Verônica Chaves Salustiano Guanamar Soares.

Networking e aprendizado

Além das sessões de apresentação, a semana também foi um espaço de networking. Estudantes e profissionais se conectaram, compartilharam experiências e discutiram temas relevantes da área, em um ambiente de aprendizado. A Jornada de Iniciação Científica e Extensão foi um sucesso, com um alto engajamento da comunidade acadêmica. Tivemos cerca de 112 resumos apresentados. Foi gratificante. Agradeço a todos que nos auxiliaram na organização.”, comemorou a docente e também organizadora do evento, Evelynne Urzêdo Leão.

Palestra: “Decifrando o Código do Tempo” com Silvia Souto.

Para a acadêmica Andréia Vieira Leite, do sexto período do curso de Psicologia, esta foi uma oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. “Poder compartilhar o fruto de meses de dedicação e pesquisa é, sem dúvida, uma oportunidade enriquecedora e gratificante. Uma oportunidade de compartilhar, aprender e contribuir para o avanço do conhecimento. É um espaço fundamental para todos os envolvidos na pesquisa e na extensão universitária.”, afirmou a estudante.

O acadêmico do sexto período de Engenharia de Produção, Weverton Deyvidi Ribeiro Oliveira, participou pela terceira vez da jornada. “No caminho acadêmico somos impulsionados a realizar projetos no intuito de complementar o conhecimento adquirido em sala de aula, tais projetos refletem em nossa nota, mas quando inseridos na jornada de iniciação científica eles se tornam reflexos do futuro da sociedade, assim somos imbuídos de uma responsabilidade bem maior, o real compromisso à comunidade externa de sermos bons futuros profissionais.”

Antônio Neto Fernandes Ribeiro, estudante do 3º período de Medicina Veterinária, destaca os benefícios da pesquisa para a carreira profissional e acadêmica. “Ter a oportunidade de apresentar um trabalho, foi muito enriquecedor, tanto na parte de pesquisa para a elaboração do projeto, como na parte de apresentar e ser avaliado.”, afirma.

Publicado por Lorenna Costa

25 abril 2024