2023
set
14
Parceria

Mutirão atenderá 350 cães e gatos de Lajeado neste sábado (16)

Ação Vet começa neste sábado, 16 de setembro

Uma parceria firmada entre o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e a Prefeitura de Lajeado dará início neste sábado, 16 de setembro, das 08h às 15h30, à campanha de vacinação antirrábica e coletas de sangue para testes rápidos de diagnóstico de Leishmaniose visceral canina na cidade. A Ação Vet atenderá gratuitamente um total de 350 animais, sendo 280 cães e 70 gatos, nas residências dos setores Áurea, Carlos Luz, Centro e Mirantes I e II.

Durante a iniciativa, os animais serão atendidos pelos estudantes de Medicina Veterinária do UniCatólica, supervisionados pelas docentes Doutoras Simone Vieira Castro e Marina Karina Delphino, juntamente com os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde acompanhados pelo médico veterinário do município, Severino Neto. A imunização contemplará os cães e gatos que possuam idade superior a 3 (três) meses de vida. Já a coleta de sangue para diagnóstico de Leishmaniose será voltada somente aos cães.

O médico veterinário de Lajeado, Severino Neto, pontua como a campanha foi idealizada. “A ação surgiu da necessidade de aumentar as atividades de combate à Leishmaniose visceral canina e a realização do diagnóstico de possíveis reservatórios que, na zona urbana, são os cães. Tivemos então a ideia de realizar um inquérito sorológico canino para diagnóstico da doença, desta forma podemos proporcionar um dia de campo para o desenvolvimento prático dos acadêmicos do UniCatólica e uma melhor qualidade no serviço prestado a população do município. Neste ano, a campanha ganhou um implemento importante, além da coleta de sangue, também iremos vacinar os animais contra a raiva”, detalhou Severino.

Para a professora Doutora Simone Vieira Castro, a iniciativa beneficia tanto o meio acadêmico, quanto a sociedade. “Estamos entrando no terceiro ano de colaboração entre a Prefeitura de Lajeado e o UniCatólica. Esse mutirão para vacinação contra raiva e diagnóstico da Leishmaniose, ou Calazar, é de suma importância à população, não só para prevenir e identificar a doença nos animais, mas principalmente para diminuir o risco da população humana contrair essas doenças. Além de beneficiar a comunidade, a ação também é uma experiência extremamente proveitosa para nossos acadêmicos que aprimoram a prática na profissão e desenvolvem outras competências ligadas ao lado humano”, enfatizou a docente.

A segunda etapa da campanha acontecerá no dia 30 de setembro voltada aos atendimentos de animais dos setores Aeroporto, Entre Serras e Beira Lago.

Serviço

Evento: Ação Vet – Campanha de vacinação antirrábica e coletas de sangue para testes rápidos em Lajeado

Datas: 16 e 30 de setembro em 2023 (Sábado)

Horário: 08h às 15h30

Locais: 16 de setembro: Residências dos setores Áurea, Carlos Luz, Centro e Mirantes I e II / 30 de setembro: Residências dos setores Aeroporto, Entre Serras e Beira Lago

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos
12 julho 2024
Docente de Psicologia apresenta trabalho em congresso nacional