set

Mutirão atenderá 350 cães e gatos de Lajeado neste sábado (16)

Ação Vet começa neste sábado, 16 de setembro

Uma parceria firmada entre o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e a Prefeitura de Lajeado dará início neste sábado, 16 de setembro, das 08h às 15h30, à campanha de vacinação antirrábica e coletas de sangue para testes rápidos de diagnóstico de Leishmaniose visceral canina na cidade. A Ação Vet atenderá gratuitamente um total de 350 animais, sendo 280 cães e 70 gatos, nas residências dos setores Áurea, Carlos Luz, Centro e Mirantes I e II.

Durante a iniciativa, os animais serão atendidos pelos estudantes de Medicina Veterinária do UniCatólica, supervisionados pelas docentes Doutoras Simone Vieira Castro e Marina Karina Delphino, juntamente com os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde acompanhados pelo médico veterinário do município, Severino Neto. A imunização contemplará os cães e gatos que possuam idade superior a 3 (três) meses de vida. Já a coleta de sangue para diagnóstico de Leishmaniose será voltada somente aos cães.

O médico veterinário de Lajeado, Severino Neto, pontua como a campanha foi idealizada. “A ação surgiu da necessidade de aumentar as atividades de combate à Leishmaniose visceral canina e a realização do diagnóstico de possíveis reservatórios que, na zona urbana, são os cães. Tivemos então a ideia de realizar um inquérito sorológico canino para diagnóstico da doença, desta forma podemos proporcionar um dia de campo para o desenvolvimento prático dos acadêmicos do UniCatólica e uma melhor qualidade no serviço prestado a população do município. Neste ano, a campanha ganhou um implemento importante, além da coleta de sangue, também iremos vacinar os animais contra a raiva”, detalhou Severino.

Para a professora Doutora Simone Vieira Castro, a iniciativa beneficia tanto o meio acadêmico, quanto a sociedade. “Estamos entrando no terceiro ano de colaboração entre a Prefeitura de Lajeado e o UniCatólica. Esse mutirão para vacinação contra raiva e diagnóstico da Leishmaniose, ou Calazar, é de suma importância à população, não só para prevenir e identificar a doença nos animais, mas principalmente para diminuir o risco da população humana contrair essas doenças. Além de beneficiar a comunidade, a ação também é uma experiência extremamente proveitosa para nossos acadêmicos que aprimoram a prática na profissão e desenvolvem outras competências ligadas ao lado humano”, enfatizou a docente.

A segunda etapa da campanha acontecerá no dia 30 de setembro voltada aos atendimentos de animais dos setores Aeroporto, Entre Serras e Beira Lago.

Serviço

Evento: Ação Vet – Campanha de vacinação antirrábica e coletas de sangue para testes rápidos em Lajeado

Datas: 16 e 30 de setembro em 2023 (Sábado)

Horário: 08h às 15h30