Visita técnica

Estudantes realizam visitas técnicas em Palmas e Porto Nacional

Entre os dias 01 e 06 de setembro, os estudantes das disciplinas de Gestão e Prática Profissional, Design de Interiores e Patrimônio Histórico e Cultural, ministradas pela professora Mestre Regina Cavalcante no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos profissionais em três visitas técnicas realizadas na Madeicon, Empório Design, ambas em Palmas, e no Núcleo Tocantinense de Arqueologia (NUTA) e todo o seu acervo arqueológico, localizados em Porto Nacional.

Dentre os principais assuntos compartilhados durante as visitas em Palmas, os acadêmicos aprenderam mais sobre os serviços ofertados em cortes de chapas, fitamentos, móveis de design como Estudio Bola e outras marcas renomadas, como a Sierra e da Tidelli, e cortes diversos e personalizados. Já na visita realizada em Porto Nacional, os estudantes conheceram de perto o centro histórico da cidade, que atualmente conta com aproximadamente 250 edificações, a Catedral Nossa Senhora das Mercês, o Seminário São José, o Museu Histórico e a Comsaúde.

Segundo a professora Mestre, Regina Cavalcante, que intermediou as visitas, as ações são fundamentais para aproximar o acadêmico da realidade profissional. “A visita técnica auxilia os estudantes a conhecerem mais sobre o que o mercado oferece de produtos para trabalhar com detalhamento de mobiliário com marcas como Arauco, Guararapes, Duratex, Zen, entre outras. Agradecemos aos parceiros pela oportunidade de trazer ainda mais conhecimento aos nossos acadêmicos”, destacou a docente.

A vivência acadêmica

A estudante do décimo período do curso, Renata Almeida Borges esteve na visita à Madeicon. Ela pontua o leque de oportunidades que o momento gerou para sua vida profissional. “A loja Madeicom oferece diversos produtos para marceneiros trabalharem e para inspirar arquitetos. Com o conhecimento dos produtos oferecidos no mercado da marcenaria ficamos cientes das possibilidades na hora da criação durante a vida profissional, já alinhando com o marceneiro as demandas do cliente e as ideias do projeto. Esse tipo de visita agrega muito neste momento inicial de carreira, esse primeiro contato com as lojas e fornecedores é ideal para conhecer os produtos, os estabelecimentos e criar vínculo com os vendedores”, disse a acadêmica.

Quem também reservou um momento do seu dia para marcar presença na visita em Porto Nacional foi a estudante do sexto período do curso, Lília Lins Moura. Para ela, a ação proporcionou uma visão enriquecedora sobre a história e questão patrimonial do estado. “Foi muito importante estar ali, pois tivemos contato com profissionais que compartilharam a relevância dos nossos bens materiais e imateriais, os modos de fazer, expressar e conservar que fazem parte da nossa cultura. Eu saí dessa visita com um pensamento muito mais sensível e atento à questão patrimonial, à conservação e preservação de toda uma história que poderia ser mais valorizada. Foi muito importante e engrandecedor todo o conhecimento explicado a nós, assim se torna mais palpável estar presente em um lugar, ao invés de somente ver fotos e vídeos pela internet”, concluiu a estudante.

Publicado por Kezia Noá

25 abril 2024