Egresso
Egresso de Engenheira Elétrica participa da CPAM
Aconteceu entre os dias 19 e 23 de agosto, a Conferência Pan-Americana de Meteorologia (CPAM) – Simpósio em Clima, Água, Energia e Alimentos, em São Paulo. O evento, considerado o maior do setor na América do Sul em 2024, trouxe uma programação focada na interseção entre clima e setor energético.
O Egresso de Engenharia Elétrica, Gabriel Henrick Viana, esteve presente no evento apresentando o trabalho intitulado “A Comunicação Meteorológica no Contexto do Setor Elétrico do Tocantins”. Atuando no setor de distribuição de energia desde 2016, o engenheiro vê a relação entre energia e clima como fundamental para seu trabalho. Durante o simpósio, teve a oportunidade de explorar uma ampla gama de estudos sobre o passado, presente e futuro do clima, incluindo temas críticos como o monitoramento de queimadas e previsões climáticas de curta duração (Nowcasting), essas previsões, quando integradas com outros órgãos, têm o potencial de salvar vidas ao antecipar tempestades severas e eventos climáticos extremos. “O evento foi uma experiência marcante. Além de conhecer projetos inovadores, apresentei nosso trabalho sobre a comunicação meteorológica no contexto do setor elétrico do Tocantins. O objetivo desse trabalho é criar uma comunicação constante e estruturada entre a Energisa Tocantins e os clientes, incluindo a imprensa”, explicou.
Diariamente, a equipe de operações da Energisa, em colaboração com o time de Meteorologia liderado pela Dra. Ana Paula Paes, avalia previsões climáticas e emite comunicados para minimizar impactos operacionais. Em caso de interrupções no fornecimento de energia, a comunicação com os clientes é intensificada para mantê-los informados sobre o progresso na resolução dos problemas. O engenheiro valorizou a chance de conhecer trabalhos inovadores e compartilhar práticas, além de fortalecer seu relacionamento com profissionais de diferentes setores. “Resumindo minha participação em duas palavras: aprendizado e conexões. Esses contatos e conhecimentos adquiridos não apenas ampliam minha visão, mas também contribuem para a melhoria contínua de meu trabalho no setor elétrico”, finalizou.
Publicado por Luma Marinho