Colóquios

Colóquio de Agroinovação foi realizado na última sexta, 25

Aconteceu na última sexta-feira, 25, o Colóquio de Agroinovação, iniciativa do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPT). O evento contou com a participação de autoridades de instituições de Ensino Superior, entidades estaduais, empresas privadas, cooperativas e instituições financeiras, para formação de uma rede voltada para o agronegócio no Tocantins.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Adenieux Rosa Santana, falou da importância do observatório, voltado para o debate sobre o desenvolvimento do agronegócio. “A união é fundamental, estaremos sempre presentes nessa jornada, juntos e inteiro nesse projeto, pois acreditamos nele”, finalizou.

Erich Collicchio, pesquisador da Universidade Federal do Tocantins (UFT), abriu a dinâmica do evento apresentando o escopo dos trabalhos, sendo eles: identificar cenários; pensar de maneira sistêmica; debater/compartilhar pontos de vista; e eleger prioridades. Erich encerrou a sua participação pontuando a importância da presença das universidades. “Fico contente em ver na mesa diretiva tantas universidades em um evento do Agro, este encontro será importância para o fortalecimento da agroinovação no estado do Tocantins”.

Após as discussões, os participantes elegeram prioridades para as áreas que mais necessitam de atenção dentro do agronegócio tocantinense, o próximo passo é apresentar para o Governo do Estado, por meio da FAPT, editais que fortaleçam projetos em cinco pilares e articular com as demais instituições o levantamento de recursos e viabilização.

Colóquio de Agroinovação

Parceiros
Estavam presentes no evento, os parceiros: Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (ADAPEC), Embrapa, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Universidade de Gurupi (Unirg), Sistema Fieto, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc), Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEE), e Frísia Cooperativa Agroindustrial.

Publicado por Jordania Negreiros Mota

08 maio 2024