dez

Alunos apresentam proposta de revitalização de Balneário

Na presença do Prefeito de Lajeado Júnior Bandeira, vereadores e secretários municipais, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) apresentaram uma proposta de revitalização do Balneário Ilha Verde de Lajeado. O momento aconteceu no último sábado, 04, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município.

Na oportunidade, os acadêmicos foram acompanhados pela professora Claúdia Pimentel. A docente explica as etapas que os alunos passaram para chegar ao produto. “A nossa proposta aqui hoje foi para que os alunos da disciplina de Paisagem Urbana pudessem trazer ideias de intervenção no Balneário Ilha Verde, dividimos ele em três trechos onde cada grupo  lidou com um trecho diferente e trouxe essas propostas no sentido de melhorar principalmente a paisagem urbana, a acessibilidade e trazer uma intervenção para aquele espaço. Essa é a terceira visita, as duas primeiras foram para fazer levantamento de dados e hoje para apresentar o nosso produto que será objeto de um projeto posterior que será repassado para o Núcleo de Práticas em Arquitetura que existe dentro da Instituição que juntamente com a Prefeitura de Lajeado vai chegar a um denominador comum dentro do limiar do que se pode executar”, explicou Cláudia.

O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, enalteceu o trabalho desempenhado pelos alunos. “São ideias importantes trazidas pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, fruto dessa parceria entre a Prefeitura de Lajeado e UniCatólica. Estamos maravilhados com a presença dos vereadores e secretários que conheceram essas boas ideias que vão e serão aproveitadas pela gestão para os próximos projetos, sobretudo na questão de aproveitamento, não só nesta primeira etapa do Balneário Ilha Verde, mas também da parte superior em toda aquela beleza cênica, o paisagismo das cachoeiras do Rio Lajeado. Estamos muito contentes, principalmente com relação ao aproveitamento da praia em períodos de chuvas e outras épocas do ano e de toda a área com essa composição bem ambiental, de pouca agressão ambiental, todos estão de parabéns, deixo aqui nossos agradecimentos ao amigo e parceiro nesta empreitada, reitor Gillianno Mazzetto e a toda direção do UniCatólica” destacou o gestor.

A perspectiva acadêmica

Quem participou ativamente da elaboração do projeto juntamente com demais acadêmicos foi a estudante do sexto período de Arquitetura e Urbanismo, Vitória Lacerda. Ela dá detalhes da experiência vivenciada. “A intenção que a gente tem com este trabalho é de trazer uma proposta para melhorar a cidade, ajudar a integrar os ambientes, definir os usos do solo, propor materiais sustentáveis para contribuir nesta composição do ambiente de Lajeado e estimular o turismo que tem grande potencial na cidade. Existe muita beleza natural concentrada aqui, tanto aos arredores, quanto dentro de Lajeado, então nosso objetivo era colocar em evidência esses belíssimos lugares e melhorá-los para que ocorra essa integração com o turismo e com a população do município”, destacou a acadêmica.

Cinthia Leal, também acadêmica do curso, vislumbrou grandes aprendizados para a sua formação acadêmica. “Esse projeto é fundamental para trabalharmos a questão do urbanismo e devolvê-lo para a comunidade. Ele ajuda na nossa formação enquanto arquitetos e urbanistas, pois trabalhar em Lajeado é diferente para nós, uma vez que estamos sempre fazendo projetos em Palmas. Então, trazer esse projeto para uma realidade diferente, um município menor e com novas demandas nos ajuda a ter uma visão do que vamos enfrentar no futuro”, ressaltou a estudante.

Ascom UniCatólica e Prefeitura de Lajeado

Publicado por Kezia Noá