2021
jun
16
Visita técnica

Acadêmicos realizam visita técnica em aterro sanitário

Estudantes do 8˚ período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Unicatólica, matriculados na disciplina Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos, realizaram no dia 09 de junho, uma visita técnica ao Aterro Sanitário de Palmas. A visita foi conduzida pela coordenadora do curso, professora doutora Danielle Magalhães Ohofugi.

Os acadêmicos foram recepcionados e guiados pelo engenheiro civil, mestre João Marques, e o economista e mestre em engenharia ambiental, Adelúzio Azevedo, técnicos da Prefeitura Municipal de Palmas.

Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o histórico de implantação do Aterro Sanitário, incluindo os aspectos técnicos e operacionais. Foi possível também, verificarem na prática, as obras de impermeabilização que são realizadas no terreno, a coleta do chorume, a queima do gás formado na decomposição do resíduo, além de conhecerem dados técnicos, referentes a capacidade que o aterro tem de receber resíduos até o esgotamento de sua capacidade (aproximadamente 20 anos).

Os acadêmicos também conheceram o “Museu do Lixo” que funciona no local e é composto por materiais resgatados pelos funcionários do aterro, meio a toneladas de resíduos que chegam diariamente, e agora estão expostas para os visitantes.

Para o acadêmico Djavan Maciel Araújo, a visita propiciou aprendizado que complementou a teoria que foi ministrada em sala de aula e os conhecimentos adquiridos foram além de suas expectativas.

O estudante Guilherme Bandeira ficou encantado com a organização do aterro, “a visita foi excelente, ver um aterro em atividade é um grande aprendizado, conhecer as dificuldades que eles enfrentam, os desafios. Mas destaco a qualidade do local: lagoas aparentemente com seus chorume bem tratado, balança e monitoramento de entrada e saída feita com qualidade”, finaliza.

A coordenado do curso, Danielle Ohofugi, destacou a importância da realização de atividades práticas nos cursos de Engenharia. “A inclusão das práticas reais no meio acadêmico, a partir do conhecimento da realidade das obras de engenharia, proporciona aos acadêmicos o conhecimento real das técnicas de dimensionamentos e monitoramento aprendidos em sala de aula”, afirmou.

Publicado por Jordania Negreiros Mota

Notícias Recentes

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes
25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente
24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum