UniCatólica entrega projetos às famílias do Lago Norte

Na noite desta quarta-feira, 23, a partir das 19h na Igreja Batista localizada na Avenida NS10, dez famílias que residem no setor Lago Norte serão beneficiadas com a 2ª entrega de projetos arquitetônicos para construção, ampliação e reforma domiciliar. A iniciativa “ArqTeto Social” é desenvolvida pelo Escritório de Práticas e Arquitetura e Cidade (EPAC), por meio dos acadêmicos da disciplina de Estágio do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e conta com o apoio da Associação de Moradores local para fazer o levantamento das demandas da população.

O projeto ArqTeto, atende as normativas de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) prevista pela Lei Federal N° 11.888/2008, e busca oferecer apoio técnico gratuito às famílias de baixa renda no desenvolvimento de projetos arquitetônicos voltados ao direito à moradia na capital. No Tocantins, a iniciativa ATHIS Universitária é pioneira pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCatólica e já alcançou outras treze famílias no primeiro semestre de 2022.

“O interessante dessa iniciativa é que os acadêmicos conseguem ter acesso à realidade profissional, desde entrevistar o cliente para levantamento de demandas dos projetos, bem como o desenvolvimento e apresentação da proposta e o melhor de tudo por meio da extensão universitária via o conceito de ATHIS”, destacou a coordenadora do EPAC, a professora mestre Fernanda Bandeira.

Para o presidente da Associação dos Moradores da região, Gabriel Marques, a ação proporciona uma vida mais digna às pessoas. “Essa parceria, por meio do projeto, trouxe vários benefícios à comunidade local. Quando o estudante vai na casa e faz o projeto junto ao morador, de acordo com as suas necessidades que é uma adequação daquela residência, ele renova as expectativas de melhoria na casa e dá condições para que essa pessoa faça mudanças com orientação, dignidade, qualidade de vida e saúde”, enfatizou o presidente.

A experiência acadêmicaAcadêmico do nono período de Arquitetura e Urbanismo, Airton Almero, carrega uma bagagem repleta de boas experiências adquiridas por meio do projeto ArqTeto. Ele conta que a iniciativa abriu um leque de oportunidades e conhecimentos. “Participar deste momento e deste projeto de assistência técnica de interesse social me abriu um horizonte que eu desconhecia dentro da minha própria profissão, porque muitas vezes, o Arquiteto tem a fama de servir só a ‘elite’ e não bem é assim, o que acontece é que essa área de atuação não é divulgada na sociedade, e ainda mais no Brasil que existem aproximadamente 40% dos domicílios precisando de reformas e demais serviços de arquitetura, esse nicho se torna ainda mais necessário para a nossa classe, como trabalho e para a população, que pode obter um serviço de um profissional técnico e qualificado que é o Arquiteto e Urbanista”, disse o estudante.

Publicado por Kezia Noá

01 julho 2024