Parceria
UniCatólica inicia atividades do novo Ensino Médio
Parceria com o Colégio São Francisco viabiliza a formação dos estudantes, de acordo com as disciplinas que possuem maior familiaridade
Cerca de 60 alunos do 1º ano do Colégio São Francisco participaram do início das atividades do novo Ensino Médio nas duas unidades do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) na última quarta-feira, 20. O grupo foi recepcionado pelo reitor, Gillianno Mazzetto, e pela pró-reitora acadêmica, Mariana Lacerda Barboza, e dividido em três itinerários de formação específica: ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e matemática e suas tecnologias.
Cada aluno pode fazer a sua escolha, de acordo com as disciplinas que possui maior afinidade. Ao final de cada curso de formação, os estudantes receberão certificados no seu eixo formativo no UniCatólica.
Os primeiros encontros foram mediados pelos professores mestres e doutor, Eric Migani, Osnilson Rodrigues e Airton Schutz, do curso de Direito responsáveis pelas áreas de linguagens e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas, que oportunizaram também aos alunos a visita do Policial Penal, Orleanes de Sousa Alves, para explicar a realidade do sistema prisional no Tocantins, pelo professor especialista Jeová Brito, do curso de Ciências Contábeis, para a área de matemática e suas tecnologias e pela professora doutora Simone Vieira, do curso de Medicina Veterinária, para a área de ciências da natureza e suas tecnologias.
Segundo o idealizador da implantação da iniciativa no UniCatólica, professor mestre Rafael dos Anjos, “O novo ensino médio potencializa e estreita a relação entre o ensino médio e o superior. O UniCatólica inicia um programa que irá acompanhar estes estudantes até a finalização do ensino médio. É de fundamental importância para o projeto de vida destes alunos que eles estejam, na prática, engajados no itinerário que escolheram e as possibilidades que eles oferecem, em seguida a escolha da sua profissão passa a ser um processo natural”, afirmou o professor.
A estudante Amanda André Mendes, 16 anos, participou do itinerário linguagens e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas e pontuou várias experiências adquiridas na primeira aula. “Achei essa visita interessantíssima, uma vez que a área que quero me especializar é Direito, então tivemos a oportunidade de conhecer os tipos de polícias, o aprimoramento das delegacias no Estado e vários tipos de direitos, aprendemos bastantes coisas que acrescentaram no nosso conhecimento. Participar desta aula reforçou o que eu realmente quero para a minha vida que é ser advogada e me especializar na área e eu gostei muito também da estrutura do UniCatólica”, destacou Amanda.